Nota de apoio às comunidades educacionais vítimas de violência

As vésperas do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) manifesta seu profundo pesar pelos crescentes atos de violência e atrocidade que tem ocorrido nas comunidades educacionais de todo o país.


Os impactos advindos de tais atos são irreparáveis para as famílias que sofreram perdas, além da comoção gerada nos ambientes escolares, uma vez que a violência possui um efeito assolador tanto nas crianças, quanto nos jovens e adultos envolvidos em todo o processo educativo.


Diante de tal contexto nós, os gestores da Rede Federal, repudiamos todos e quaisquer ataques às instituições e reforçamos nosso papel de educar em prol da vida, da tolerância e do respeito ao próximo.  Conclamamos ainda, o poder público, para que ações concretas de combate à violência e à insegurança nos ambientes de ensino sejam realizadas o quanto antes, para que outras tragédias sejam evitadas.


A Rede Federal não está isenta dessa violência. Neste sentido, o tema será abordado na reunião do colegiado, que ocorre na próxima semana, para que possamos tomar medidas mais efetivas para evitar novas ameaças e dar suporte aos nossos servidores e estudantes. 

As instituições de ensino devem ser espaços plurais de aceitação, respeito e conhecimento, onde todos são bem-vindos.  


Brasília, 06 de abril de 2023
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Share This Post

Post Navigation

Leave a Reply

FaLang translation system by Faboba