Apresentação de parceiros internacionais são destaques no Forinter 2022

Durante o Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), que aconteceu no quarto dia da 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022, foram abordadas diversas temáticas e pautas importantes para a área.


Dentre as principais atividades estavam: Reunião com a Câmara de Relações Internacionais; apresentação da Embaixada da Espanha sobre a educação no referido país, por Francisco Lopes; Exposição sobre o Sistema de Ensino no Canadá, realizada por Luiz Piedmont; Apresentação sobre a Universidade Europeia Athena. Além disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) apresentou as Diretrizes para a Internacionalização da rede de Educação Profissional e Tecnológica, realizada por Pierry Teza. Por fim, houve a apresentação do Grupo de Trabalho de Sistematização.


De acordo com Anderson Galvão, coordenador do Forinter, “a reunião foi bastante produtiva e propositiva. Estamos em um momento singular para a internacionalização na Rede Federal: internamente, por meio dos grupos de trabalho, preparando uma proposta para a estruturação dos escritórios de relações internacionais e o fortalecimento da política linguística; externamente, em estreita parceria entre os gestores de relações internacionais e a assessoria internacional do Conif, ampliando as nossas parcerias com vistas a ampliação das oportunidades de intercâmbio, como cursos de dupla diplomação e de formação para estudantes e servidores da Rede Federal”.


Além disso, “a importância da internacionalização da Rede Federal nesta Reditec se reflete nas oficinas de boas práticas apresentadas, na celebração de acordos internacionais e na presença de instituições internacionais e governos, como o da Espanha, Canadá, Portugal e Moçambique", destacou Anderson.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba