Camilo Santana recebe a nova presidência do Conif e anuncia recomposição do orçamento

O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu nesta terça-feira (12/3) a nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro ocorreu horas após o presidente Lula anunciar a criação de 100 novos campi de institutos federais em todo o Brasil.


Diante de um cenário de expansão e consolidação, a nova presidência do Conif se fez presente no ministério com o intuito de apresentar as demandas do colegiado e buscar diálogo para resolver questões que se mostraram urgentes para a gestão, como a recomposição do orçamento para garantir o pleno funcionamento das unidades, bem como a necessidade de ampliação para atender às expectativas impostas pela abertura de novas unidades.


Durante o encontro, o ministro da Educação informou aos gestores que o governo federal irá recompor o orçamento das instituições em 104,4 milhões. “Nós iremos fazer a recomposição orçamentária das despesas discricionárias dos Institutos Federais que foram cortadas no final do ano na aprovação do orçamento, no Congresso Nacional”, garantiu o ministro em vídeo compartilhado nas redes sociais do Conif.


Outro ponto abordado durante o encontro foi a necessidade de reestruturação da carreira dos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e a abertura de novos códigos de vagas para a convocação de mais servidores. Ambos os assuntos também foram elencados pelo presidente do Conif, Elias Monteiro, durante sua fala na cerimônia de criação dos novos campi.


Esse foi o primeiro encontro da atual gestão do Conselho com o ministro Camilo. Os pontos centrais da pauta foram colhidos durante a 131ª Reunião Ordinária do Conif, que ocorreu de 5 a 7 de março, em Brasília. O vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Rafael Almada, o vice-presidente de Administração, Jaime Cavalcante, e o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Júlio Xandro Heck, participaram da reunião ao lado do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira.


Diretoria de Comunicação do Conif

Fotos: Luis Fortes/MEC

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba