Cinco momentos em que o Conif representou a Rede Federal em debates sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Em 2024, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) teve a oportunidade de participar, diretamente, da construção de trabalhos e eventos relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Este ano, apesar dos desafios, foi marcado por avanços e conquistas, como o retorno das atividades da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que estavam paralisadas há dez anos, com o Conif integrando a comissão organizadora.


O Conif também marcou presença no lançamento do Guia de Entendimentos sobre Conflito de Interesses no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e participou da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), no Palácio do Planalto, entre outros eventos.


Agora, sem mais spoilers, convidamos você para navegar ao nosso lado por alguns dos relevantes acontecimentos do Conif neste ano. Vamos lá?


1- CCT

Em março deste ano, o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, representou o Conselho na 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reunião tratou dos progressos e desafios da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, também esteve presente.


O CCT é composto com 34 membros, incluindo 16 ministros de Estado, oito produtores e usuários de ciência e tecnologia e nove representantes de entidades dos setores de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia.


2 - CNCTI

Paralisada por uma década – desde 2014 –, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) voltou a ser realizada neste ano. Ao longo de meses, o Conif desempenhou um papel fundamental para a construção da quinta edição da CNCTI: representado por Júlio Heck (titular) e pela reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Irigon (suplente), o Conselho participou da comissão organizadora do evento. 


Como parte da preparação para a 5ª CNCTI, o Conif realizou em abril deste ano, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), a Conferência Livre da Rede Federal. O encontro foi liderado pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) e pela Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): Desafios e Propostas”, a Conferência ocorreu em formato virtual, transmitido pelo canal do Conif no YouTube, e contou com a participação da comunidade acadêmica da Rede Federal. As atividades foram desenvolvidas em quatro mesas-redondas. Ao final do encontro, o Conif e o MEC encaminharam ao MCTI um documento com propostas e sugestões.


3 - Marco Legal de CT&I

O presidente do Conif, Elias Monteiro, participou do lançamento do Guia de Entendimentos sobre Conflito de Interesses no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


O documento é fruto de uma parceria entre o MCTI, a Advocacia Geral da União (AGU) e a Controladoria Geral da União (CGU). O guia tem o objetivo de explicar questões práticas da aplicação da lei, dirimir conflitos e garantir segurança jurídica a pesquisadores e gestores de instituições de pesquisa no uso dos instrumentos da legislação.


4 - Prêmio de Inovação 2024

Em novembro deste ano, a presidência do Conif esteve presente na cerimônia do Prêmio de Inovação 2024 – iniciativa da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) junto ao Conif. A parceria entre os dois foi renovada até 2025. 


O momento da premiação fez parte da programação do Painel Telebrasil, um dos principais eventos de conectividade, telecomunicações e inovação do país. O prêmio tem como objetivo valorizar projetos de extensão ou pesquisa elaborados por professores e estudantes da Rede Federal, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em três áreas de atuação: Agronegócio, Saúde e Gestão Pública. 


Na categoria Agronegócio, o projeto LARAS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), ficou em primeiro lugar; na área da Gestão Pública, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) liderou com o SIGESTur; e, entre os projetos inovadores na área da Saúde, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ficou em primeiro lugar com uma plataforma de monitoramento que visa aprimorar a segurança e bem-estar de ambientes hospitalares.

5 - I Fórum de Educação da Huawei

Ainda em novembro, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, participou do debate “O acesso à conectividade como indutor da inclusão social e digital”, do primeiro Fórum de Educação organizado pela Huawei. Além de Almada, estiveram presentes, na ocasião, outros dirigentes da Rede Federal.


De acordo com a organização, o evento ficou marcado pelo compromisso da multinacional com iniciativas voltadas à educação inclusiva, inovação tecnológica e construção de um Brasil mais digital, por meio de conectividade e capacitação digital.

Diretoria de Comunicação do Conif

Fotos: Luara Baggi/MCTI (1)

Moacir Evangelista/Conif (2,3 e 4)

Rafael Araújo/Conif (5)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba