Colégio Pedro II é homenageado com a medalha Nacional do Mérito Científico

O Colégio Pedro II foi agraciado com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico. A honraria foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao todo, 15 entidades e 22 personalidades foram agraciadas.


Representando o Pedro II, a reitora Ana Paula Giraux dedicou a homenagem aos estudantes e servidores que contribuíram para a história da instituição nos seus 185 anos. “No Pedro II, a ciência é uma realidade. Acreditamos e promovemos ciências, cultura e humanidades em nossa instituição”, afirmou Ana Paula.


A Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em 1993 para reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por suas relevantes contribuições à Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A solenidade tem um significado especial. É um ato de valorização da ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, médicos e pesquisadores brasileiros que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anti-ciência e anti-vida”, disse a ministra Luciana Santos.


Em seu discurso, o presidente Lula reafirmou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento científico do país e mencionou medidas já tomadas, como o aumento do orçamento das instituições de ensino superior e o reajuste das bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq. “Não é possível crescer, retomar a indústria e reduzir a desigualdade sem a ciência. Desenvolvimento sustentável e científico caminham juntos”, afirmou o presidente.


O evento também marcou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a assinatura do decreto convocando a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, haverá ampla mobilização no País para etapas regionais e setoriais que culminarão com encontro nacional, previsto para ocorrer em Brasília, no primeiro semestre de 2024.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do MCTI

Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

RECENTES

Conif apresenta experiência da Rede Federal em encontro internacional sobre EPT

Conif apresenta experiência da Rede Federal em encontro internacional sobre EPT

Dirigentes da Rede Federal estarão em Montes Claros, de 10 a 12/11, para a 50ª Reditec

Dirigentes da Rede Federal estarão em Montes Claros, de 10 a 12/11, para a 50ª Reditec

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

FaLang translation system by Faboba