Colégio Pedro II é homenageado com a medalha Nacional do Mérito Científico

O Colégio Pedro II foi agraciado com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico. A honraria foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao todo, 15 entidades e 22 personalidades foram agraciadas.


Representando o Pedro II, a reitora Ana Paula Giraux dedicou a homenagem aos estudantes e servidores que contribuíram para a história da instituição nos seus 185 anos. “No Pedro II, a ciência é uma realidade. Acreditamos e promovemos ciências, cultura e humanidades em nossa instituição”, afirmou Ana Paula.


A Ordem Nacional do Mérito Científico foi criada em 1993 para reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por suas relevantes contribuições à Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A solenidade tem um significado especial. É um ato de valorização da ciência e de reparação histórica aos cientistas, professores, médicos e pesquisadores brasileiros que foram injustamente perseguidos e ameaçados por um governo anti-ciência e anti-vida”, disse a ministra Luciana Santos.


Em seu discurso, o presidente Lula reafirmou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento científico do país e mencionou medidas já tomadas, como o aumento do orçamento das instituições de ensino superior e o reajuste das bolsas de pesquisa da Capes e do CNPq. “Não é possível crescer, retomar a indústria e reduzir a desigualdade sem a ciência. Desenvolvimento sustentável e científico caminham juntos”, afirmou o presidente.


O evento também marcou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a assinatura do decreto convocando a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, haverá ampla mobilização no País para etapas regionais e setoriais que culminarão com encontro nacional, previsto para ocorrer em Brasília, no primeiro semestre de 2024.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do MCTI

Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba