Reitor do IFRS será o representante do Conif no Conselho de Ciência e Tecnologia



O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Heck, fará parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A instalação do grupo ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (12/7). O Conselho passou por reformulação para ampliar a participação de representantes do governo e da sociedade civil.


Segundo Heck, que também coordena a Câmara de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), essa participação será muito importante, pois permitirá que as demandas da Rede Federal sejam ouvidas e atendidas. "Espero que a essência da Rede Federal possa contribuir para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação do Brasil", afirmou. A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, será a suplente do Conif no CCT.

Essa será a primeira vez que o Conif terá representação no Fórum, que conta com 34 membros, incluindo 16 ministros de Estado, 8 produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou a importância da participação do Conselho no grupo e classificou como uma necessidade, pois “é na base que ocorre a produção do conhecimento”.


"A atuação dos nossos Institutos Federais foi revolucionária quando o presidente Lula ampliou e transformou suas ações e funções, incluindo a pesquisa e a extensão, valorizando a produção científica e o conhecimento, que são grandes desafios para o país", disse a ministra, em entrevista ao portal do Conif.

O presidente Lula preside o CCT, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) exerce a Secretaria-Executiva. A ministra Luciana Santos ocupa a vice-presidência. "O CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo, e contaremos com a participação do Presidente Lula nas discussões sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação que contribuirão para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Brasil", destacou a ministra.


Entre as atribuições do CCT estão a proposição da política de ciência e tecnologia do país como parte integrante da política nacional de desenvolvimento, a definição de planos, metas e prioridades governamentais relacionadas à ciência e tecnologia, a avaliação da execução da política nacional de ciência e tecnologia, e a emissão de pareceres sobre propostas ou programas que possam impactar a política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como sobre atos normativos que visem regulamentá-la.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do MCTI

Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba