Com foco na internacionalização da Rede Federal, reitores cumprem missão no Canadá

A internacionalização é compreendida no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como uma ferramenta de desenvolvimento institucional e de pessoas, sendo um eixo transversal para incremento da qualidade da educação. A premissa, aliada ao protagonismo internacional das instituições congregadas ao Conselho, levou uma comitiva de dirigentes, gestores e assessores ao Canadá para uma série de agendas com foco no intercâmbio de conhecimentos voltado para o fortalecimento da educação profissional brasileira.


Entre os membros da comitiva estão as reitoras Deborah Santesso (IFTM), Ruth Sales (IFS) e Rosana Cavalcante (Ifac) e os reitores Carlos Guedes (Ifal), Jadir Jose Pela (Ifes), Odacir Antonio Zanatta (IFPR) e Jefferson Manhães (IFF). Também fazem parte do grupo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Serra Ferreira. O grupo é composto ainda por pró-reitores e gestores de relações internacionais, que representam o Forinter.

A primeira agenda do grupo foi na edição de 2023 do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). O evento, que ocorreu em Montreal, no Canadá, de 23 a 25 de abril, é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo. Além das conferências e painéis, o evento contou com a  premiação de boas práticas, na qual os Institutos Federais de Goiás (IFG) e São Paulo (IFSP) conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, em duas das 13 categorias em disputa.


“O Conif ocupa um espaço de protagonismo na WFCP. Coordenamos os trabalhos no Grupo de Afinidade sobre Cidadania Global e participamos do painel sobre liderança na área de sustentabilidade. Nesta missão, estamos estreitando os laços entre a educação brasileira, a canadense e a do mundo. É o Brasil voltando ao protagonismo nas relações internacionais”, destaca o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, que é o líder da delegação do Conif e também é vice-presidente para as Américas da WFCP.


Na quinta-feira (27/4), durante a visita técnica ao a Toronto First Steps, a coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, destacou a importância do Conselho na liderança da missão ao Canadá como uma ferramenta de promoção e indução da internacionalização na Rede Federal. “O Conif tem potencializado nossas instituições aos olhos do mundo, uma vez que contamos com números e entregas impressionantes. Temos tido a oportunidade de conhecer estruturas e lógicas de atuação diferentes das nossas. Isso nos inspira!”.


A imersão cultural e as trocas entre os pares ligados à educação profissional também foi destaque na opinião do reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta. “Nesta semana tivemos contato com representantes de mais de vinte países e pudemos debater a educação profissional em um âmbito muito maior que o que estamos acostumados”, disse. “São trocas importantes, sobretudo no tocante à inovação na educação profissional e tecnológica”, pontuou Jadir Jose Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).


Encontros bilaterais


Na quarta-feira (26/4), o secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, assinou um memorando de entendimento para cooperação acadêmica com a presidente e CEO do Colleges Institute Canada (CICan), Denise Amyot. O objetivo é estabelecer ações que fortaleçam e desenvolvam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos dois países. “O nosso governo está comprometido com fortalecimento da Rede Federal. Para isso queremos fortalecer as parcerias existentes e trabalhar para criar novas oportunidades”, disse.


Etapa final


A última etapa da missão da Rede Federal no Canadá será um encontro com a Câmara de Comércio Canadá-Brasil, em Toronto. Na ocasião, serão debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização. A atividade está marcada para a sexta-feira (28/4).


Representações


A delegação liderada pelo Conif ao Canadá tem representação de 14 instituições da Rede Federal, sendo elas o Colégio Pedro II e os Institutos Federais do Acre (Ifac), de Alagoas (Ifal), do Amapá (Ifap), do Espírito Santo (Ifes), Fluminense (IFF), de Goiás (IFG), de Minas Gerais (IFMG), do Paraná (IFPR), do Rio de Janeiro (IFRJ), de Sergipe (IFS), de São Paulo (IFSP), do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e do Triângulo Mineiro (IFTM).


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba