Dirigentes reforçam a importância da temática e da troca de experiências na REDITEC 2022

Com o tema Povos e Identidades na Educação Profissional, REDITEC reúne 800 gestores de Instituições Federais de Ensino em Belém do Pará.


Durante quatro dias, Dirigentes de Instituições de Ensino de todo o Brasil participarão de uma extensa programação com mesas redondas, atividades culturais, fóruns, relatos de experiências exitosas e palestras.


Segundo os organizados do evento, trata-se de “um espaço para que os gestores da rede Federal sejam mobilizados em debates e reflexões do papel, do alcance e das proposições para a diversidade regional que caracteriza a Amazônia e o Brasil, percorrendo fases da gestão, desde o planejamento, passando pela execução e chegando ao acompanhamento/avaliação, costurados com o fio da inclusão social”.


Ana Cláudia Radis, Diretora do IFPR – Campus Irati e Coordenadora do Fórum de Educação no Campo, destacou que esta reunião é uma ótima oportunidade para encontrar colegas de trabalho, trocar conhecimentos e retomar discussões tão importantes para manutenção do pensamento dos povos tradicionais, do olhar para o campo e do pensar para o campo. Ainda segundo a Diretora, o evento oportunizará um debate sobre inclusão, na perspectiva socioeconômica e cultural de cada região.


De acordo com a Reitora do IF do Triângulo Mineiro, Deborah Santesso Bonnas, esse momento já era esperado desde 2020. “É muito importante que cada ano a REDITEC seja realizada em uma região diferente do nosso país. O tema deste ano é muito importante, pois tínhamos a necessidade de falar sobre os povos originários, mostrar toda a cultura e identidade de cada canto do nosso país. Então trazer toda essa experiência para os gestores da rede federal é muito prazeroso. Viemos de um período muito difícil, além da pandemia ainda tivemos muitos cortes no orçamento. Hoje estamos com a esperança de que as coisas irão melhorar. Então, esse REDITEC é da esperança, é um REDITEC que vai ficar pra história”.


Promovida pelo CONIF e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC do MEC, a REDITEC é voltada a reitores, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi dos institutos federais.


“A REDITEC é uma experiência singular porque permite que nós tenhamos a oportunidade de encontrar pessoas que expressam as mais variadas diversidades que estão contempladas na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. É uma oportunidade de rever colegas, de aprender novas experiências e de compreender novas realidades que estão no nosso entorno. A REDITEC é fundamental para que a gente possa melhorar o nosso dia a dia e colocar em prática todo esse aprendizado”, citou o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza.


A Reitora do IF Paraíba, Mary Roberta Meira Marinho, também destacou que “esse evento foi muito esperado, mais de dois anos esperando para participar. É um momento para nos encontrarmos e compartilharmos nossas experiências. Essa REDITEC é muito significativa e histórica, pois passamos todo esse período de pandemia e nem sabíamos que estaríamos aqui, hoje. Está tudo maravilhoso, muito bem organizado, com uma programação brilhante e muita diversão. Meus parabéns a toda equipe organizadora”.

Equipe de Comunicação da REDITEC 2022


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba