Conheça a nova presidência do Conif, empossada nessa terça-feira (5)

Na noite da última terça-feira (5/3), a nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi empossada em Brasília. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube.


Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), foi eleito presidente do Conif neste ano. Além dele, irá compor a presidência o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, que assumirá a vice-presidência de Relações Parlamentares; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante, responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente.


Em entrevista exclusiva à equipe de Comunicação do Conif, momentos antes da solenidade começar, cada integrante da gestão de 2024 explicou seus respectivos cargos e os trabalhos a serem realizados ao longo deste ano. Conheça cada um abaixo.


Elias Monteiro: presidente do Conif 2024


Logo no início da solenidade, o professor Elias Monteiro abriu o discurso com uma menção à Cora Coralina, sua conterrânea. “‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. Por meio dessa troca de saberes, meus colegas e eu reforçamos nossa disposição, dedicação e compromisso com todas as pessoas que fazem a Rede Federal: gestores, servidores, estudantes e famílias, para que possamos alçar voos ainda maiores. Convido a todas e todos para também fazerem parte dessa gestão e nos auxiliarem na construção de uma Rede ainda mais notável”.


Elias falou sobre dois grandes desafios que enfrentará como presidente: a expansão e a consolidação da Rede Federal. Mas, apesar disso, a vontade de "fazer acontecer" ficou nítida em sua fala.


“É um momento de grande expectativa, mas, acima de tudo, de grande responsabilidade. A Rede de Educação Profissional pode contar com uma característica que é antológica, que é a de sempre fazer o nosso melhor”, afirmou, convicto.


Elias Monteiro possui 25 anos de experiência em docência, é doutorando em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2014), possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e é graduado em Letras Modernas pela Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício (1991).


Carlos Guedes: vice-presidente de Assuntos Parlamentares


O vice-presidente de Assuntos Parlamentares e reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) reforçou a necessidade de fortalecer a relação do Conif com o Poder Legislativo do país, pois é por meio de legislações e apoio dos parlamentares que as instituições da Rede Federal de Ensino Profissional, Tecnológica e Científica poderão ser contempladas com melhores condições de ensino e infraestrutura.


“Temos o grande propósito de ajudar a transformar a vida dos estudantes do país e que eles possam, verdadeiramente, contribuir com o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Carlos Guedes.


O vice-presidente de Assuntos Parlamentares do Conif tem como objetivo buscar o fortalecimento com o Congresso Nacional, a fim de garantir o financiamento da Educação Pública e os devidos recursos para fornecer alimentação aos estudantes.


Carlos Guedes é mestre em Educação e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e graduado em Direito pelo Centro Universitário de Maceió (Cesmac). Há 25 anos atua como docente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).


Jaime Cavalcante: vice-presidente de Administração 


O vice-presidente de Administração e reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante, terá como prioridade a relação com o Poder Executivo ao longo deste mandato.


“Essa vice-presidência terá um papel muito importante de articulação e diálogo com o Ministério da Educação [MEC] para a recomposição orçamentária da Rede Federal, a fim de que possamos sempre fortalecer as instituições e cumprir nosso papel de referência em Educação Profissional no país. Este é um ponto em que atuaremos de forma enérgica”, lembrou Jaime.


“A vice-presidência de Assuntos Administrativos apoia e auxilia, junto ao presidente, nas questões administrativas do Pleno, que envolvem o orçamento, desde como é arrecadado nas 41 instituições, como chega ao Conif e como é planejado o uso do recurso para o benefício do próprio Conselho. Esse cargo gerencia as questões de pessoal e orçamentárias do Conif”, acrescentou, explicando seu papel nesta diretoria.


Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) há mais de 20 anos, Jaime Cavalcante Alves é egresso da antiga Escola Agrotécnica do Amazonas. É mestre em Educação Agrícola e graduado em licenciatura plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.


Júlio Heck: vice-presidente de Assuntos Acadêmicos


Para o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Júlio Heck, entre os principais desafios dessa gestão estão a consolidação das unidades dos institutos federais, do ponto de vista da infraestrutura – construção de laboratórios, salas de aula, espaços de alimentação –, e também o aumento e valorização do quadro de pessoal, o que inclui professores e técnicos.


Júlio reforçou ainda que a pauta relacionada à criação e consolidação de novas políticas para o atendimento educacional especializado está entre as prioridades da nova diretoria. “A nossa Rede Federal se notabilizou e ficou reconhecida pela sua capacidade e eficiência no atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais. Mas, evidentemente, isso tem um custo elevado, porque implica na contratação de profissionais especializados nesse atendimento e, infelizmente, os recursos financeiros para a contratação desses profissionais foram reduzidos nos últimos anos e a demanda tem aumentado. Então, sem dúvida, essa deve e precisa ser uma pauta que será tratada com cuidado e carinho ao longo deste ano”, disse o reitor do IFRS.


Questionado sobre o papel da vice-presidência de Assuntos Acadêmicos, Júlio explicou que é um cargo responsável “basicamente por cuidar e se relacionar com aqueles temas que são finalísticos nas respectivas instituições: ensino, pesquisa, extensão, inovação e também pós-graduação”.


O vice-presidente é pós-doutor em Biotecnologia, doutor em Biologia Celular e Molecular, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, e graduado em Química Industrial de Alimentos. Ingressou na Rede Federal em 2007 pela Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Rafael Almada: vice-presidente de Relações Institucionais 


Por fim, Rafael Almada, vice-presidente de Relações Institucionais e reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFJR), falou sobre suas expectativas em relação à missão que irá assumir pelo Conif.


“A chapa de 2024 é muito experiente, composta por reitores que vivenciaram e vivem a Rede Federal. Eu, por exemplo, sou ex-aluno dessa Rede. Então, administrar para além da burocracia, mas também com afeto, harmonização e compreensão das necessidades do outro, sejam estudantes ou servidores, é um caminho estratégico. A expectativa é que nos dediquemos muito para avançar e fazer o Conif representar cada vez mais essa força que é a Rede Federal também”, disse Rafael.


O vice-presidente de Relações Institucionais também reforçou em sua fala a necessidade de dialogar constantemente com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país para garantir o suporte e os recursos necessários para a Rede Federal.


“Entendemos que esta vice-presidência tem um papel estratégico de defender e fortalecer o Conif. Tem a responsabilidade de fazer com que o Conif seja representado nos principais fóruns de discussão que ocorrem na Esplanada [referindo-se aos Três Poderes]”, finalizou.


Rafael Almada é doutor em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e mestre em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ (2008). É formado como técnico em Química (2001), graduado em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005) e possui licenciatura em Química (2009).


Diretoria de Comunicação Conif

Texto: Marina Oliveira

Foto: Moacir Evangelista

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba