“Desafios e aprendizados”: nova presidência do Conif se prepara para 2024

"Será um ano de grandes aprendizados e desafios. Ao assumirmos a responsabilidade de conduzir o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, neste ano, nos tornamos responsáveis diretos pelo fortalecimento e integração de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica". Foi essa a tônica dada pelo presidente empossado na gestão de 2024 do Conselho e reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias Monteiro.


A cerimônia que o conduziu ao cargo ocorreu na noite da última terça-feira (5/3), em Brasília, e foi transmitida ao vivo no canal do Conif no YouTube. O encontro reuniu dirigentes da Rede Federal, parlamentares, representantes do Governo Federal e outras pessoas ligadas à área da Educação no restaurante Coco Bambu, às margens do Lago Paranoá, em Brasília. A posse da nova presidência também marcou o início das comemorações pelos 15 anos do Conif, que serão celebrados no dia 23 de março.


Elias Monteiro abriu seu discurso com uma menção à Cora Coralina, sua conterrânea. “‘Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. Por meio dessa troca de saberes, meus colegas e eu reforçamos nossa disposição, dedicação e compromisso com todas as pessoas que fazem a Rede Federal: gestores, servidores, estudantes e famílias, para que possamos alçar voos ainda maiores. Convido a todas e todos para também fazerem parte dessa gestão e nos auxiliarem na construção de uma Rede ainda mais notável”.


Além de Elias, irá compor a gestão 2024 do Conif o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, que assume a vice-presidência de Relações Parlamentares; o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Jaime Cavalcante, que será responsável pela vice-presidência de Administração; além dos reitores Rafael Almada, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que ocuparão as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente.


O coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Vidor, representou a pasta durante a solenidade. Em sua fala, ele destacou a importância do trabalho de interlocução que o Conselho tem realizado com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).


Os deputados federais Átila Lins, Sidney Leite, Daniel Barbosa, Ana Pimentel e Pedro Campos, estes últimos vice-presidente de Educação Superior e coordenador da Comissão de Ensino Técnico Profissional e Inclusão Produtiva da Frente Parlamentar Mista da Educação, respectivamente, também discursaram no evento.


Despedida


A solenidade de posse também marcou o fim da gestão da reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Leopoldina Veras, que esteve à frente do Conif em 2023. A dirigente foi a responsável por conduzir a nova presidência ao cargo durante a cerimônia.

“Meu pedido é para que a nova diretoria e os reitores que permanecerão sigam na luta. Esse trabalho é extraordinário, precisa da nossa disposição. Sigam firmes e fortes nessa empreitada. São muitos que esperam de pessoas como nós. São crianças, adolescentes, jovens e adultos. São professores que precisam ser formados para que a gente faça uma educação básica de qualidade. Não se trilha esse caminho sozinho. A representação que temos aqui, nesse ambiente, diz sobre cada um e cada uma de vocês”, afirmou Leopoldina.


Conselho Fiscal e Câmaras Temáticas do Conif


Ao fim da cerimônia de posse, os dirigentes que compõem o Conselho Fiscal e as Câmaras Temáticas do Conif foram apresentados à comunidade acadêmica da Rede Federal e ao público presente. O vídeo de apresentação pode ser visto a seguir:


O Conselho Fiscal do Conif é responsável por fiscalizar as atividades financeiras e contábeis do Conif, garantindo sua conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, além de assegurar a transparência e a integridade na gestão dos recursos financeiros.


Já as Câmaras Temáticas são compostas por um coordenador e membros titulares. Elas são grupos de trabalho encarregados de estudar, discutir e propor ações pertinentes aos campos temáticos que otimizem e unifiquem as políticas de atuação.



Diretoria de Comunicação Conif
Texto: Marina Oliveira
Revisão: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba