BRICS-TCA: webinar sobre EPT em áreas rurais e remotas é realizado pelo Conif

No dia 25 de novembro, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou o webinar “Educação Profissional e Tecnológica em Áreas Rurais e Remotas: Experiências Transformadoras nos BRICS”. O encontro integra a agenda da Aliança de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica do BRICS (BRICS-TCA, na sigla em inglês). 


O seminário teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas dos BRICS diante da Educação Técnica e Profissional (em inglês, Technical and Vocational Education and Training – TVET) em áreas rurais ou remotas, bem como destacar práticas transformadoras que promovem inclusão, sustentabilidade e empregabilidade.


A abertura do evento foi conduzida pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, José Arnóbio, que, neste momento, também coordena a Mesa-Diretora do BRICS-TCA durante a presidência rotativa do Brasil.


“Embora cada um dos países [do BRICS] tenha suas particularidades, compartilhamos desafios comuns quando se trata de garantir uma educação de qualidade, acessível e contextualizada para populações rurais, indígenas, quilombolas e outras comunidades geograficamente isoladas. Estamos unidos pelo mesmo propósito: romper barreiras geográficas, sociais e pedagógicas para assegurar que ninguém seja deixado para trás”, frisa Arnóbio.


Ainda na visão dele, no Brasil, há a necessidade de implementar políticas públicas específicas para o ensino agrícola, com foco na interiorização da educação pública gratuita e de qualidade. Hoje 119 campi agrícolas compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, representando 20% do total de campi.


“No entanto, a Educação no Campo ainda enfrenta muitos desafios como necessidade de adequação de infraestrutura e atualização de equipamentos, carência de políticas de permanência estudantil e de políticas de fixação de servidores, professores e técnico administrativos, isolamento geográfico de comunidades, principalmente na região norte e nordeste do país, entre outros”, conclui.


Além do reitor do IFRN, participaram do encontro o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Pedini; Yang Linsheng, vice-presidente da Ningbo Polytechnic University, na China; Sergey Kozhevnikov e Olga Sukhanova, reitor e assessora do Instituto Federal para o Desenvolvimento da Educação e Formação Profissional (FIDVET), na Rússia; Vera Cherkasova, diretora do Taymyr College (Krasnoyarsk), também na Rússia; ,;  Ana Carolina Oliveira e João Paulo Rotelli, diretora e coordenador de Relações Internacionais do Conif, respectivamente.


Ações do Conif


Além da realização do webinar, com a presidência brasileira da BRICS-TCA em 2025, o Conif atua em parceria com a Rússia na coordenação do novo ciclo da pesquisa no contexto da educação e formação profissional no âmbito dos países do BRICS. Enquanto os russos seguem responsáveis pela produção acadêmica e metodológica, o Conif lidera a frente de articulação institucional, incluindo a mobilização dos países participantes, a definição do cronograma e o alinhamento temático do programa.


No mês de dezembro, o webinar, realizado no dia 25/11, ficará disponível no canal do Conif no YouTube para quem não pôde acompanhá-lo ao vivo.

Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da Diretoria de Relações Internacionais do Conif
Foto: Reprodução

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba