O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, na quinta-feira (27/11), o e-book Vozes da Internacionalização II: narrativas de estudantes e servidores(as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A publicação reúne 120 relatos de experiências vivenciadas entre 2023 e 2025 em diferentes países, programas e contextos formativos.
Produzida pela Editora IFB, a obra dá continuidade ao projeto iniciado em 2023, ampliando a visibilidade das trajetórias internacionais da comunidade acadêmica da Rede Federal. Os textos apresentam vivências que vão desde intercâmbios e mobilidade acadêmica a projetos de pesquisa, extensão, cursos, competições estudantis e iniciativas lideradas pelas instituições associadas ao Conif.
“O Vozes da Internacionalização II reafirma o compromisso da Rede Federal com uma formação que dialoga com o mundo. Este livro não apenas registra experiências e reflexões — ele inspira novos projetos, fortalece políticas e evidencia que a internacionalização é um caminho coletivo, construído por diferentes vozes, territórios e perspectivas”, destaca o coordenador-geral de Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rodrigo Lemos.
Lemos coordenou o comitê especial formado pelo Fórum de Gestores de Relações Internacionais, pela Câmara e Diretoria de Relações Internacionais do Conif. “Que esta obra siga ampliando horizontes, conectando pessoas e impulsionando a Rede Federal a ocupar, com ainda mais protagonismo, seu espaço no cenário global”, completa.
A nova edição é resultado de uma chamada pública divulgada pelo Conif em junho de 2025, que recebeu submissões de diferentes instituições da Rede Federal. As narrativas evidenciam o impacto transformador da internacionalização na formação integral dos participantes. Entre descobertas culturais, desafios acadêmicos, novos caminhos profissionais e fortalecimento da autonomia, os relatos demonstram como a experiência internacional abre horizontes e amplia perspectivas de vida e carreira.
Segundo a coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, Oneida Irigon, o projeto reafirma o compromisso do Conselho com a valorização da trajetória internacional da comunidade acadêmica. “O e-book convida os leitores e leitoras a reconhecer a amplitude e a potência das experiências que compõem a Rede Federal, uma política pública que, na prática, conecta pessoas, saberes e territórios”, pontua.
Reconhecimento internacional
O projeto Vozes da Internacionalização ganhou destaque no cenário global. Em setembro de 2024, o Conif recebeu a medalha de ouro na categoria Cidadania Global do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP). A premiação ocorreu durante o congresso internacional da instituição, em Montego Bay, na Jamaica, reforçando o protagonismo da Rede Federal na promoção de trajetórias internacionais inclusivas e transformadoras.
Diretoria de Comunicação do Conif
