Conif completa 15 anos com uma estrutura organizacional consolidada

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) completa, no próximo dia 24 de março, 15 anos. O colegiado atua tecnicamente e estrategicamente em prol da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.


A maneira como o Pleno está organizado ainda é motivo de muitas dúvidas para quem acompanha ou deseja conhecer melhor o Conif, que ao longo desses anos vem ganhando mais relevância para além das comunidades acadêmicas das instituições associadas.


Leia a seguir uma breve síntese sobre a maneira como o Conif está organizado e a importância de cada uma das esferas dessa organização:


1. Pleno do Conif

O Pleno do Conif é composto por 41 dirigentes, que representam os 38 Institutos Federais, os dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Neste espaço, é onde os dirigentes debatem, propõem e promovem políticas públicas para a consolidação e expansão das instituições congregadas. Dentro da estrutura do Conselho, o Pleno é soberano e a principal esfera de decisões do colegiado.

2. Presidência

A presidência do Conif é rotativa e muda anualmente. Ela é composta por um representante de cada região do país. A presidência conduz o Conselho de maneira política e organizada. A eleição ocorre por indicações regionais após amplos debates e negociações, onde todos os conselheiros são elegíveis.

3. Câmaras Temáticas

Os dirigentes que compõem o Conif se subdividem em grupos de trabalho temáticos, que são encarregados de propor ações, pautas e informações usadas para subsidiar as decisões do Pleno do Conselho. Esse grupo se divide em oito áreas temáticas (Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Educação do Campo, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Inovação, e Relações Internacionais), que são estratégicas para o Conselho e para o desenvolvimento da Rede Federal.

4. Fóruns de Assessoramento

Compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal, os fóruns nasceram para subsidiar e propor ações pertinentes ao desenvolvimento das instituições. O grupo tem como premissa assessorar as Câmaras Temáticas com informações, estudos e pesquisas. Atualmente, são nove fóruns do Conif. São eles: Dirigentes de Ensino (FDE); Gestores de Relações Internacionais (Forinter); Desenvolvimento Institucional (FDI); Educação do Campo (Forcampo); Gestão de Pessoas (Forgep); Gestores de Tecnologia da Informação (Forti); Planejamento (Forplan); Pró-reitores de Extensão (Forproext); e Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog).

5. Diretoria Executiva

Desde 2015, o Conif possui uma sede própria. O escritório, localizado em Brasília, é administrado pela Diretoria Executiva do Conselho, que atua também para dar suporte às atividades do colegiado. Atualmente, a diretoria se subdivide em outras três diretorias temáticas, sendo elas: diretoria de relações institucionais e governamentais, diretoria de relações internacionais e diretoria de comunicação.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marcus Fogaça

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba