Quatro dos nove fóruns do Conif se reuniram pela primeira vez em março de 2024


Dos nove fóruns de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), quatro realizaram seus primeiros encontros presenciais neste mês de março. Os fóruns de Educação do Campo (Forcampo) e Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) reuniram-se em Brasília, enquanto o de Gestores de Relações Internacionais (Forinter) teve sua reunião em Rio Branco (AC). Nesta semana, o de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) está se reunindo no Rio de Janeiro (RJ).


Compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal, os fóruns funcionam como instâncias técnicas de discussão e assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif. Durante sua participação na reunião do Forcampo, que ocorreu simultaneamente à 131ª Reunião do Conselho, o presidente do Conif, Elias Monteiro, ressaltou a intenção da atual presidência em acompanhar e dar encaminhamentos ao que vem sendo trabalhado nos fóruns.


“A ideia é que haja um movimento sincronizado em que o pleno direcione as pautas que os especialistas precisam discutir, e os fóruns nos forneçam os assuntos e reivindicações que o Conif precisa abordar”, afirmou Elias. Neste primeiro ciclo de reuniões, os fóruns devem organizar os calendários e estabelecer as prioridades para 2024.


Forcampo


O encontro do Forcampo ocorreu em Brasília de 06 a 08 de março, na sede do Conif. Entre os tópicos da pauta estiveram a análise de indicadores da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) do Ministério da Educação (MEC) e a análise de diagnóstico dos Campi Agrícolas da Rede Federal, além de relatos de Vivências no Ensino Agrícola e Educação do Campo, conforme destacou o coordenador do fórum, Deivid de Oliveira.


“Entre as pautas estabelecidas, destacou-se o calendário de reuniões e as pautas estratégicas para 2024, incluindo a realização do III Seminário de Ensino Agrícola e Educação do Campo. Iniciamos as tratativas junto à coordenação da Câmara de Educação do Campo para a realização do evento”, disse.


Forti


O encontro do Forti ocorreu de 11 a 13 de março também na sede do Conif. Durante a reunião, o grupo recebeu representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para tratar de pautas como o Programa de Privacidade e Segurança da Informação do ministério e ações que possam seguir na perspectiva de valorização e estruturação das carreiras de TI da Rede Federal.

“Tivemos ainda em nosso Fórum parceiros como AWS e RNP, com os quais formalizamos parcerias muito importantes para resolver problemas da Rede, entre eles, podemos citar como os mais importantes, a Solução da RNP para Colocation, que disponibilizará infraestrutura de Data Center para hospedar servidores das instituições da Rede Federal”, pontuou.


A equipe da coordenação do FORTI e a comissão temática de Infraestrutura também participaram de um Workshop sobre a consultoria educacional do Conecta Rede nos dias 14 e 15 de março, com o objetivo de construir um mapeamento das competências e necessidades da Rede Federal.


Forinter


O Instituto Federal do Acre (Ifac) sediou a primeira reunião do Forinter de 2024. O encontro foi realizado na reitoria, em Rio Branco, e recebeu representantes de todas as regiões do país. Na programação da reunião, o Fórum discutiu propostas de parcerias com instituições de outros países, novos programas de internacionalização e compartilhou experiências exitosas das instituições da Rede Federal.

O diretor de Relações Internacionais do Ifac (DSRI), Luiz Eduardo Guedes, junto com a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Herika Fernanda Montilla, apresentaram o Desafio de Ideias para Servidores. Trata-se de uma competição de ideias inovadoras para solucionar problemas relacionados aos processos de gestão do Ifac e de seus campi. Ao final do desafio, as equipes que alcançarem melhores desempenhos serão premiadas com um intercâmbio em Toronto, no Canadá.


Forpog


A reunião do Forpog ocorre até dia 21 de março no prédio da reitoria do IFRJ, localizado no centro do Rio de Janeiro. Além das atividades que incluem a apresentação de projetos, relatos de experiências com os programas de pós-graduação e mesas de debates, a programação também conta com atividades culturais para enriquecer o conhecimento dos participantes sobre a atuação do Instituto Federal na formação do conhecimento para a cidade do Rio de Janeiro.


Ana Paula Palheta, coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif e reitora do IFPA, e Rafael Almada, vice-presidente de Relações Institucionais do Conif e reitor do IFRJ, participaram do encontro. A coordenadora do fórum, Joelia Marques, afirmou, durante sua fala, que o encontro também busca dialogar não só em relação às falhas, mas também às conquistas alcançadas através do Instituto, potencializando os trabalhos já realizados. “Somos, sobretudo, uma rede de construção coletiva”, disse.


Diretoria de Comunicação do Conif

Com informações da Dscom/IFAC e da Ascom/IFRJ

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba