Conif é homenageado com Prêmio Darcy Ribeiro de Educação pela Câmara dos Deputados

O antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro, foi um dos principais intelectuais brasileiros do século XX, tendo sido ministro da Educação e fundador da Universidade de Brasília (UnB). Em 2022, celebramos o centenário de seu nascimento e, principalmente, celebramos sua história de vida. Não por menos seu nome se tornou uma outorga, que é entregue pela Câmara dos Deputados a pessoas e entidades que se destacam na defesa e promoção da educação no Brasil.


O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação nasceu em 1998 e foi regulamentado em 2000. Ele é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora. Neste ano, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi um dos agraciados. A cerimônia de entrega da medalha ocorreu, na terça-feira (22/11), no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília.

“A preocupação com a identidade e a cultura do povo brasileiro nos inspiram assim como inspirava Darcy, que durante toda sua vida enxergou e valorizou as particularidades do povo, sobretudo aqueles menos afortunados e interioranos, a quem a Rede Federal atende e atende com qualidade”, disse Claudio Alex Jorge da Rocha, presidente do Conif, durante seu discurso de agradecimento pela outorga ao Conselho. 


A indicação do Conif para conquistar o prêmio foi feita pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), em função da natureza do Conselho, que atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência. “A presença do Conselho, através dos Institutos Federais, nas diferentes regiões do país tem papel importantíssimo que desempenham na inserção dos estudantes na dinâmica mundial baseada no conhecimento, atuando na formação e preparo dos jovens com ações de pesquisa e extensão”, salientou a parlamentar em seu discurso.

Também foram homenageados a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), indicada pelo deputado Tiago Mitraud e o movimento Todos pela Educação, que foi indicado pelo deputado Professor Israel Batista. A escolha dos homenageados é feita pelos parlamentares que compõe a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Cada parlamentar pode indicar uma pessoa ou instituição e eles mesmos escolhem os três que receberão a comenda no ano corrente. 

A cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022 foi acompanhada, presencialmente, por dirigentes da Rede Federal de todas as regiões do Brasil e pela comunidade acadêmica por meio da transmissão, ao vivo, pelo canal da Câmara dos Deputados, No YouTube. Os deputados Geovania de Sá, terceira secretária da Mesa da Câmara dos Deputados, e Kim Kataguiri, presidente da Comissão de Educação, e o secretário adjunto de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Helber Vieira, compuseram a mesa da solenidade. 


Darcy Ribeiro – Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas. Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Cieps). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Agência Câmara


Compartilhe esta notícia

mais notícias