Conif participa de solenidade no Senado Federal com empresários juniores de todo o país

O Senado realizou, nesta terça-feira (22/11), uma sessão especial para marcar o Dia Internacional do Empresário Júnior. O secretário-executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Alexandre Bahia, participou da solenidade, que foi transmitida ao vivo pela TV Senado, no YouTube, e acompanhada do Plenário por empresários juniores de todo país.

“Os Institutos Federais têm como objetivo a vivência empresarial, que é importante e está no DNA das nossas instituições. Nossos estudantes são estimulados, por meio de projetos de extensão, por exemplo, a serem empreendedores”, destacou Alexandre Bahia, que lembrou que 32 Institutos Federais já trabalham em colaboração com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).  


As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos que atuam dentro das instituições de ensino superior de todo o país.  Segundo levantamento da Brasil Júnior, o país tinha 33 mil empresários juniores, em 2021, integrando 1.5 mil empresas distribuídas em 302 instituições de ensino em todo o país. Essas organizações faturaram cerca de R$ 71 milhões.

“Até 2030 queremos ser mais de 100 mil empresários juniores em somente um ano corrente. E para isso teremos o grande desafio de tornar o movimento empresa júnior mais inclusivo, que as pessoas se enxerguem aqui e temos esse desafio em conjunto”, afirmou a presidente executiva da Brasil Júnior, Ana Beatriz Cunha.


A solenidade foi presidida pelo senador Jayme Campos (União-MT), que frisou, em seu discurso, que a ideia de associar empreendedorismo e educação é admirável. “É preciso valorizar cada vez mais o empresário júnior, valorizar o jovem. Essa é uma ideia brilhante na qual o Brasil precisa sem dúvida investir cada vez mais”, disse. 


Entre os convidados, participaram da mesa os senadores Esperidião Amin, Soraya Thronicke e Guaracy Silveira; o relações públicas da entidade, Eduardo Cavalcante dos Santos, e o presidente institucional da Publica e Consultoria Júnior e o assessor de inovação do Grupo Gestão, Rodrigo Fregonasse. 


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto:​ Agência Senado


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba