Conif é representado na 2ª Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

Na tarde da última quinta-feira (7/3), o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Tecnológica e Científica (Conif) e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Heck, esteve presente na 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), no Palácio do Planalto. Júlio é o representante do Conif.


Coordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reunião tratou dos progressos e desafios da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. Na ocasião, Lula reivindicou ao grupo de especialistas uma proposta sobre o tema para apresentar na Conferência das Nações Unidas, em setembro.


Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e vice-presidenta do CCT, também participou do encontro. De acordo com uma matéria publicada no portal do governo G20 Brasil 2024, a ministra destacou a importância dos avanços da Inteligência Artificial no país.


“Precisamos adaptar a nossa indústria para o avanço tecnológico. A IA já é aplicada em diversos campos, como a saúde e a educação”. Para o Brasil ser autônomo nesta área, é necessário “ter produção de IA e não só utilizarmos esta tecnologia, para evitar o abismo entre os países”, disse a ministra durante a reunião.


O grupo conta com 34 membros, incluindo 16 ministros de Estado, oito produtores e usuários de ciência e tecnologia e nove representantes de entidades dos setores de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia.

“Essa é a primeira vez, em toda a história, que o Conif está representado nesse Conselho. Por isso, destaco a importância de estarmos nesses espaços e nesses momentos”, enfatizou, orgulhoso, o professor Júlio.

Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba