Embaixada dos EUA realiza treinamento voltado a instituições da Rede Federal em Brasília

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil reuniram, nesta semana, representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o primeiro treinamento presencial do programa Pontes Americanas Redux. O encontro ocorreu de 5 a 8 de março, em Brasília. Um dos destaques da programação foi a participação virtual de John Hudzik, ex-reitor da Michigan State University e importante especialista em internacionalização em nível global.


O projeto é uma nova etapa do programa Pontes Americanas, e tem como objetivo principal ampliar as informações sobre oportunidades oferecidas pelo governo dos Estados Unidos, aproximando a Rede Federal a programas administrados pelo EducationUSA, Espaços Americanos e pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.


O Pontes Americanas Redux irá conectar os institutos federais selecionados por meio do Edital CONIF/AI nº 12/2023 aos seus Espaços Americanos, com o intuito de desenvolver e implementar ações de alcance presencial e digital , visando ao  aumento do número de estudantes e servidores que se candidatam aos programas de intercâmbio e outras oportunidades do governo dos EUA. 


Outra possibilidade do Redux diz respeito ao apoio financeiro da Embaixada norte-americana para implementação de projetos localmente relevantes, que apoiem tanto os esforços das instituições da Rede Federal em direção à internacionalização, quanto o envolvimento dos Espaços Americanos com a comunidade em geral.


“Este esforço colaborativo simboliza a força do nosso compromisso compartilhado com a educação, com o intercâmbio cultural e com a cooperação internacional. Através do Programa Pontes Americanas Redux, temos como objetivo fornecer oportunidades transformadoras para estudantes e servidores, promovendo a compreensão intercultural, a inovação e a excelência na educação profissional e técnica”, destacou a diretora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, na abertura do treinamento.


Estão participando desta etapa do projeto os Institutos Federais do Amapá (Ifap), da Bahia (IFBA), da Paraíba (IFPB), do Paraná (IFPR) e Sul-Rio-Grandense (IFSul). As cinco instituições foram selecionadas de acordo com os distritos consulares dos EUA no Brasil. Além dessas, o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Instituto Federal de Brasília vaão participar do projeto a convite da Embaixada dos EUA. 


Pontes Americanas


Em setembro de 2023, o projeto foi renovado por meio da assinatura de um memorando de entendimento. Desde seu lançamento, em junho de 2021, envolveu 138 Pontos de Contato em 28 institutos e 100 campi da Rede Federal. O programa já possibilitou a 150 estudantes e professores das instituições ligadas ao Conif a participação em programas de liderança, empreendedorismo, e em inovação tecnológica, tais como Power4Girls, STEAM Tech Camp, entre outros.


Pontos de contato – São pessoas que desempenham o papel de ponto focal para o Programa Pontes na instituição federal e ajudam a promover e divulgar as oportunidades oferecidas pelo governo norte-americano aos brasileiros.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto e Foto: Marcus Fogaça

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba