Conif participa de transmissão de cargo em ministérios

No dia de ontem, 2/1, a Esplanada dos Ministérios foi movimentada por diversos atos solenes de transmissão de cargos nos ministérios. O Conif prestigiou as solenidades nos Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Quem assumiu a pasta da Educação foi Camilo Santana, senador eleito pelo Ceará, que anunciou ainda Izolda Cela, ex-governadora do estado, como secretária-executiva. Para o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a escolhida do Ministro foi Fernanda Pacobahyba, ex-secretária de Fazenda do Ceará.

Em sua fala, Camilo ressaltou que temas como a alfabetização, a expansão do ensino integral, o combate à evasão escolar e a ampliação do acesso à internet e novas tecnologias serão prioridades em seu mandato. A recomposição do orçamento dos Institutos Federais e Universidades, bem como a valorização dessas autarquias também serão tratadas como cerne de sua gestão.


Já o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação foi ocupado por Luciana Santos, ex-vice-governadora de Pernambuco e primeira mulher a assumir a pasta. Em seu discurso, Luciana ressaltou que irá lutar pela recomposição do orçamento do ministério e pelo maior investimento em pesquisa e inovação, além da ampliação de bolsas do CNPq.​

Ambos eventos foram acompanhados presencialmente pelo presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, que frisou a importância dos discursos proferidos pelo ministro Camilo e pela Ministra Luciana para a retomada do protagonismo das Instituições Federais de Ensino, a reconstrução das políticas públicas para a Educação – inclusive com a sinalização do MEC para tratativas com os Institutos Federais para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), o restabelecimento de um orçamento mais justo para a Educação, Ciência e Tecnologia e por fim,  o retorno da Ciência e Tecnologia como pauta prioritária do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Ainda na data de ontem foi realizada reunião com a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, para apresentação da Rede Federal e das demandas das instituições, com a participação de: Claudio Alex da Rocha (Presidente do Conif), Maria Leopoldina Veras (Vice-presidente), Deborah Santesso (Vice-presidente), Rafael Almada (conselheiro), Oneida Cristina (conselheira), Jefferson Manhães (conselheiro), bem como da assessora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres.


​​Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba