Conif promove a Rede Federal em encontro virtual com operadores do PEC-G

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está trabalhando para atrair mais estudantes estrangeiros para estudarem nas instituições associadas por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Divisão de Cooperação Educacional, e pelo Ministério da Educação (MEC).


Nesta terça-feira (26/3), a diretora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, apresentou aos operadores do PEC-G a Rede Federal e aproveitou para esclarecer dúvidas sobre as instituições. O encontro foi realizado virtualmente e contou com a participação de representantes de mais de vinte postos brasileiros no exterior, que operam o projeto. A atividade contou ainda com o Diretor do Instituto Guimarães Rosa, ministro Marco Antônio Nakata, e do chefe da Divisão de Cooperação Educacional, Jonas Paloschi.


O programa é um instrumento de cooperação educacional que oferece a estrangeiros (com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa) a oportunidade de realizarem a graduação completa de forma gratuita em instituições brasileiras de educação superior. 


"Para os estudantes, não basta ter um curso bom, é necessário ter uma experiência atrativa. É preciso que eles consigam se relacionar com as comunidades acadêmicas que os cercam. Neste sentido, o Conif, por meio do Fórum de Gestores de Relações Internacionais, o Forinter, tem buscado compartilhar experiências e garantir padrões de qualidade para receber esses estudantes", conta Ana Carolina. 


De acordo com a Oficial de Chancelaria, da Divisão de Cooperação Educacional do MRE, Elisa Mendes, a Rede Federal é uma parceira estratégica e o Itamaraty tem interesse em ampliar a participação das instituições no programa, dada a sua capilaridade. Atualmente, 15 instituições da Rede Federal fazem parte do PEC-G. Essas instituições oferecem cursos de graduação, bem como cursos de Português preparatórios. 


O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é uma dessas instituições e tem um processo de atração de estudantes considerado exitoso. A assessora internacional da instituição, Mônica Montenegro de Oliveira, participou da reunião e apresentou ao público um pouco da experiência da instituição com o programa. 


O PEC-G é um dos programas de mobilidade brasileiros mais bem estabelecidos no país, criado oficialmente em 1965, é oferecido preferencialmente aos países com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico. "A participação da Rede no PEC-G está estrategicamente alinhada à cooperação Sul-Sul", afirmou João Paulo Rotelli,  coordenador de Relações Internacionais do Conselho, que também participou do encontro. 

Diretoria de Comunicação do Conif


Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba