Conif promove ações que contribuem para enfatizar a relevância da língua portuguesa

Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, a Língua Portuguesa tem, nesta quinta-feira, 5 de maio, um dia dedicado a ela. A data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é uma celebração pela relevância do idioma, que é o mais falado no hemisfério sul.


A importância da data para os países de cultura lusófona foi ratificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em novembro de 2019, que estabeleceu a data como Dia Mundial da Língua Portuguesa. “O português é uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica”, destaca o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha.


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica mantém uma relação próxima dos países que compartilham o Português como idioma oficial. Em 2017, por exemplo, foi firmado Protocolo de Intenções entre o Conif e o governo de Moçambique. Há histórico ainda de parcerias com países como Angola, Cabo Verde Guiné-Bissau e Timor Leste.


Mais recentemente, em abril de 2022, o Conif e o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP) reafirmaram uma série de compromissos para o fortalecimento dos trabalhos das duas instituições. Vários destaques foram dados aos itinerários formativos inovadores, aos movimentos de dupla diplomação, projetos de mobilidade, às relações de fronteira, e ao aprofundamento das profícuas relações entre instituições de Brasil e Portugal.Ressalta-se o compromisso dos dois países para elaboração de uma publicação científica internacional em língua portuguesa.


Outra ação em prol do fortalecimento da língua portuguesa liderada pela Rede Federal foi o Programa de Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede). Trata-se de um curso ofertado virtualmente para estudantes de outras nacionalidades, principalmente aquelas que têm o espanhol como primeiro idioma. Cerca de 1.330 pessoas participaram ou estão participando das formações, que são ofertadas por quinze Institutos Federais.
 
“Além de projetar a língua, a iniciativa possibilita a atração de pesquisadores, professores, estudantes e servidores estrangeiros para as instituições da Rede Federal, fortalecendo cooperação internacional e o multiculturalismo”, pontua Ana Carolina Oliveira, assessora de Relações Internacionais do Conif.
 
Comemorações


No âmbito das celebrações do 5 de maio, o Secretariado Executivo da CPLP preparou diversas atividades online, inclusive uma sessão solene, sob o lema “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”. A cerimônia será realizada em Luanda, na Angola. As atividades serão transmitidas no canal oficial da CPLP, no YouTube. A programação completa está disponível no site da entidade.


Histórico – A Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996, reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Posteriormente, Timor-Leste e Guiné Equatorial tornaram-se membros da Comunidade, foro multilateral que privilegia o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros nas áreas: educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.


A atuação da CPLP tem contribuído para a projeção internacional da língua portuguesa, o fortalecimento institucional e político dos membros em situação de crise ou instabilidade, a afirmação conjunta dos interesses comuns de seus membros em outros foros internacionais e para o desenvolvimento de programas de cooperação em diversas áreas. Atualmente, Angola ocupa a presidência da CPLP.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba