Institutos Federais terão participação inédita no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou, nesta terça-feira (13), da abertura da 123ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Pela primeira vez, o Conif faz parte do grupo de nove entidades que contam com representação no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo de assessoramento superior do Presidente da República coordenado pelo MCTI.


Em sua fala no evento, a assessora do MCTI para o CCT, Denise Carvalho, ressaltou que a inclusão do Conif no conselho será relevante para a formulação e implementação da política nacional de ciência e tecnologia. “O Conif vai trazer uma grande capilaridade, porque representa diversas instituições e tem a capacidade de interiorizar políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação”, reforçou Denise.


O Conif, presidido pela reitora do Instituto Federal do Sertão, Leopoldina Veras, representa 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. Juntas, essas instituições contam com mais de 600 unidades em todo o Brasil.


A representante do MCTI apontou também o papel estratégico do Conif na implantação de projetos de popularização da ciência e na promoção de inovação tecnológica em municípios no interior do país. “São muitas unidades com incubadoras de empresas e que atuam na solução de problemas locais”, ressaltou.


Outro aspecto destacado foi a atuação do Conif para ajudar na redução de assimetrias regionais no setor de ciência e tecnologia. Uma das regiões de grande interesse é a Amazônia, onde pesquisas podem ser desenvolvidas pelos institutos federais.


CCT


Em sua apresentação, Denise Carvalho fez um histórico do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), que, neste ano, foi reformulado pelo presidente Lula. O novo CCT ampliou a participação de representantes do governo e da sociedade civil para um total de 34 membros.


O conselho tem como uma de suas principais atribuições a formulação e a implementação da política nacional de C, T & I. O presidente da República  preside o CCT, enquanto o MCTI exerce a Secretaria-Executiva. A ministra Luciana Santos ocupa a vice-presidência.

Além do presidente da República, o conselho tem a participação de 16 ministros de Estado, oito membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e nove representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. O representante do Conif no CCT é Júlio Heck. A 123ª Reunião Ordinária do Conif será realizada em Brasília até o dia 15 de junho.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba