Cooperação luso-brasileira é pauta de encontro entre Conif e CCISP

O fortalecimento da cooperação luso-brasileira foi pauta do encontro entre representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com uma delegação do Conselho Coordenador dos Institutos  Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), na quinta-feira, 17 de março. A reunião ocorreu em Brasília.
 
Durante o encontro, a assessora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, reforçou ao presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, a importância do fortalecimento da cooperação entre Brasil e Portugal no que diz respeito ao intercâmbio de boas práticas, desenvolvimento de programas conjuntos (inclusive no âmbito do Erasmus +) e à formação de estudantes e servidores.
 
“É importante destacar que a cooperação com o CCISP deve possibilitar o acesso da Rede Federal ao Programa Erasmus+, que para o exercício de 2021-2027 prevê o aporte de até 30% de recursos na implementação de projetos com instituições da América Latina”, destacou Ana Carolina.
 
A reunião foi uma prévia do que será encaminhado durante o Seminário Luso-Brasileiro, que será realizado em abril de 2022, na cidade de Bragança, em Portugal. A vice-presidente de Assuntos Administrativos do Conif, Luciana Massukado também participou do encontro e se mostrou otimista com a retomada das agendas presencialmente entre as instituições de ensino de ambos os países.
 
“Após dois anos distantes fisicamente, considero que esse foi um encontro para a retomada das ações bilaterais já existentes ou programadas entre o Conif e o CCISP.  Estamos bastante animados com as possibilidades da dupla diplomação, dos programas de mobilidade para estudantes e servidores e para a construção conjunta de desafios tecnológicos”, disse Luciana, que também é reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB).
 
Representando o Conif também participaram da reunião o Secretário Executivo, Alexandre Bahia, a assessora de Relações Institucionais e Governamentais, Fernanda Torres, e o coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Anderson Galvão.
 
Além de Pedro Dominguinhos, a delegação portuguesa foi composta pelos presidentes dos politécnicos de Coimbra, Jorge Conde; de Bragança, Orlando Rodrigues; de Leiria, Rui Pedrosa; de Santarém, João Moutão; e de Beja Fátima Carvalho. Também vieram ao encontro o diretor de Relações Internacionais do CCISP, Armando Pires e o assessor Gonçalo Justino. 


Cooperações entre Brasil e Portugal
 
Atualmente há cerca de 120 acordos firmados entre instituições que compõe o Conif e o CCISP. As iniciativas englobam a  mobilidade acadêmica (presencial e virtual), a formação de professores e processos para dupla diplomação, por exemplo. Em novembro de 2021, os dois Conselhos renovaram um Acordo de Intenções com vistas ao “desenvolvimento da cooperação no campo da Educação Profissional, Científica e Tecnológica à promoção de contatos e relações formais entre as instituições dos dois países em áreas como ensino, pesquisa, extensão e inovação".
 
Sobre o CCISP – O Conselho representa os estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico, bem como as escolas superiores não integradas de Portugal.  O colegiado é formado pelos presidentes dessas instituições, além de representantes das universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Madeira. A principal competência do CCISP é a emissão de pareceres e posições sobre assuntos relacionados ao ensino superior.
 
Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba