Dirigentes de Ensino compartilham experiências na REDITEC 2022 e se preparam para possíveis mudanças nas políticas de ensino do governo federal

O Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), que ocorreu durante a 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) 2022, realizada no início de novembro em Belém-PA, foi uma oportunidade para lideranças de diferentes unidades da Rede Federal discutirem diretrizes voltadas às políticas de ensino sob as principais temáticas, bem como definir posturas diante de políticas propostas pelo Governo Federal para a Educação Profissional no país.


De acordo com Ricardo Cardoso, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal do Morte de Minas Gerais e coordenador do referido Fórum, o encontro é um “espaço ímpar de intercâmbio de experiências entre os dirigentes de ensino da rede”. Organizados em grupos de trabalho que se articulam ao longo de todo o ano, o Fórum se constitui em um espaço de compartilhamento das discussões e resultados obtidos pelos GTs, destinados a temáticas como: inclusão de pessoas com deficiência; acesso, permanência e êxito; o ingresso nos Institutos Federais; Educação a Distância, dentre outras.


Considerando o momento de transição política em que o país se encontra após o resultado das Eleições 2022, Ricardo destacou a relevância da Rede Federal de se preparar para as mudanças que poderão vir. “É importante que o Fórum esteja preparado para refletir, dialogar, apresentar proposições com relação a novas políticas, bem como contribuir com o governo a respeito da revogação de alguns atos que não necessariamente vão ao encontro da concepção de educação que a gente acredita”.


O coordenador aproveitou para reforçar a importância do tema do evento e das dimensões formativa e dialógica que apresenta. “A gente tem que destacar a grande riqueza do norte do país. Esse Reditec tem uma marca importante que é a diversidade. A organização do evento tem que ser congratulada no sentido de ter nos propiciado um momento de boas palestras, boas mesas-redondas, isso tudo com a característica, com a peculiaridade da diversidade. Realmente, foi um evento extremamente exitoso e virtuoso”, concluiu.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba