Programa de Gestão é um dos destaques do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) realizado durante a Reditec 2022

Durante a 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2022, dirigentes da área de Gestão de Pessoas dos institutos federais de todas as regiões do Brasil participaram do Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep), ocorrido no segundo dia da programação, realizada de 7 a 10 de novembro de 2022, em Belém-PA. Dentre os principais assuntos abordados estão o Banco de Professores Equivalente e do Quadro de Referência TAE, ao qual se executa a fase de nomeação de servidores novos, cuidando assim da ampliação do quadro de pessoal para que a instituição possa crescer e ofertar educação gratuita e de qualidade.


Além dessas pautas, o Forgep tratou sobre Modelo de Dimensionamento de Cargos e Funções – Planejamento/Execução; Organização das Pautas de Alteração de Marcos Legais; Política de Inclusão e Contratação de Pessoal para os Institutos Federais; Temas Estratégicos de Gestão de Pessoas da Rede Federal. E, por fim, abordou o Planejamento de Ações de Desenvolvimento de Pessoas com suporte da PlaforEDU; Programa de Gestão na Rede Federal e a Eleição para a próxima Coordenação do FORGEP 2023. 


De acordo com o coordenador do Fórum, Marc Emerim, a pauta sobre Gestão de Pessoas é muito significativa dentro da Reditec. “Temos que ter cuidado com nossos servidores, são eles que fazem com que as nossas políticas cheguem em todos os lugares, então precisamos ter um olhar especial sobre essa temática e tudo que a envolve”, destacou.


Entrega dos novos módulos para SUAP e SIGRH

Os servidores Paulo Henrique Bezerra (IFPA) e Fernando Tsukahara (IF Goiano) realizaram a entrega, durante a reunião da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), dos novos módulos para o Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) com o objetivo de atender ao Programa de Gestão de Desempenho, voltado para o Teletrabalho.


Os módulos são frutos de uma cooperação que buscava uma solução para atender ao Programa de Gestão. Entre as instituições envolvidas estavam o Instituto Federal do Pará e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na criação do módulo Polare, ligado ao SIGRH; o Instituto Federal Goiano e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte,  na criação do modulo para SUAP.


O novo módulo criado para o SIGRH foi apelidado de Polare pelos criadores por funcionar como uma espécie de satélite. A partir da entrega dos novos módulos, as instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições Federais (CONIF) podem iniciar seu cadastramento e utilização.


“A partir de agora, as instituições da rede federal vinculadas ao CONIF podem dar início aos seus programas de gestão”, enfatizou Paulo Henrique, diretor de Tecnologia da Informação do IFPA.


Equipe de Comunicação da REDITEC 2022

Compartilhe esta notícia

mais notícias