Ex-dirigentes e parceiros internacionais recebem homenagens durante a solenidade de abertura da 46ª edição da REDITEC

Pela contribuição dada ao Ensino Profissional e Tecnológico, o CONIF concede, anualmente, a medalha Presidente Luis Inácio Lula da Silva àqueles que se destacam na prestação de serviços à rede federal.


Durante a solenidade de abertura da 46ª edição da REDITEC, o Presidente do CONIF e reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha entregou as medalhas aos ex-dirigentes: Marcelo Bregagnoli, Uberlando Tiburtino Leite, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes e Oscar Halac.


Marcelo agradeceu a todos, exaltou o trabalho de seu sucessor Claudio Alex no Conif e deixou um conselho a todos Dirigentes e gestores presentes: “temos que trabalhar de forma unida. Somente unidos nós conseguiremos avançar com uma pauta que seja simbólica e representativa. Até o mais temeroso dos leões, se acovarda diante da matilha organizada dos cães. Sejamos cães raivosos em defesa da educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Inclusiva”.


Para Uberlando Tiburtino Leite, este momento é de agradecimento não apenas ao Conif, mas especialmente ao Instituto Federal de Rondônia e à comunidade acadêmica com mais de 1200 servidores e mais de 24 mil alunos. Uberlando também destacou que sente muito orgulho em receber uma medalha que leva o nome do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva devido aos seus feitos em defesa da educação.


Cícero Nicácio do Nascimento Lopes destacou todo seu orgulho e gratidão pelo período no qual teve a oportunidade de “testemunhar o quanto os nossos queridos reitores e reitoras tem de compromisso com a Rede Federal. Que oferece a educação que nós adjetivamos sempre como educação socialmente referenciada, emancipatória, libertadora e cidadã”.


Já Oscar Halac se dirigiu a alguns colegas agradecendo pelo apoio e citando sua vontade de estar presente em Belém para encontrá-los pessoalmente. Através de um vídeo, Oscar citou que “Nenhum óbice, e existirão muitos, será suficiente para evitar a tarefa de manter a escola pública de pé. A Escola Pública é de todos e para todos. Mantida com orçamento público federal”.


A solenidade de abertura da REDITEC também foi o momento ideal para entrega de Comendas aos parceiros Internacionais da Rede Federal, instituições que desenvolveram iniciativas de cooperação internacional implementadas no domínio da rede.


A entrega das comendas foi realizada pela Coordenadora da Câmara de Internacionalização do CONIF, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Receberam homenagens, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, da Embaixada da Espanha no Brasil e Todd Miyahira, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos da América no Brasil.


María del Mar Fernández-Palacios Carmona agradeceu a homenagem e ressaltou que a parceria com o CONIF tem gerado ações de sucesso e o fortalecimento do ensino. Destacou também que a parceria é ativa em diversas áreas, com destaque às ações na área de idiomas, como o Programa de Assistentes de Conversação que iniciou neste ano e que permitiu que professores e estudantes da rede federal estejam agora na Espanha, apoiando o ensino do Português em escolas e centros de línguas, assim como cinco assistentes espanhóis virão aos Institutos Federais para apoiar o ensino de Espanhol. A Embaixadora também citou a concessão de bolsas de estudo de mestrado na Espanha à estudantes da rede federal.


Já Todd Miyahira destacou que a parceria com o CONIF iniciou em 2021 e, atualmente, o “Pontes Americanas” já possui mais de 140 pontos focais voltados para ampliar e agilizar o acesso às informações e oportunidades oferecidas, atualmente, pelo governo americano para gestores, educadores e alunos. “Para 2023 esperamos ampliar ainda mais o número de pontos focais, estimulando a aproximação e colaboração entre a rede CONIF, os 38 espaços americanos e mais de 40 centros de orientações para estudos”.


A Coordenadora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon ainda destacou que nossa rede é grande e extrapola fronteiras. Por isso, as homenagens prestadas na solenidade também se estendem aos demais parceiros de outros países.

Equipe de Comunicação da REDITEC 2022


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba