Pela contribuição dada ao Ensino Profissional e Tecnológico, o CONIF concede, anualmente, a medalha Presidente Luis Inácio Lula da Silva àqueles que se destacam na prestação de serviços à rede federal.
Durante a solenidade de abertura da 46ª edição da REDITEC, o Presidente do CONIF e reitor do IFPA, Claudio Alex Jorge da Rocha entregou as medalhas aos ex-dirigentes: Marcelo Bregagnoli, Uberlando Tiburtino Leite, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes e Oscar Halac.
Marcelo agradeceu a todos, exaltou o trabalho de seu sucessor Claudio Alex no Conif e deixou um conselho a todos Dirigentes e gestores presentes: “temos que trabalhar de forma unida. Somente unidos nós conseguiremos avançar com uma pauta que seja simbólica e representativa. Até o mais temeroso dos leões, se acovarda diante da matilha organizada dos cães. Sejamos cães raivosos em defesa da educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Inclusiva”.
Para Uberlando Tiburtino Leite, este momento é de agradecimento não apenas ao Conif, mas especialmente ao Instituto Federal de Rondônia e à comunidade acadêmica com mais de 1200 servidores e mais de 24 mil alunos. Uberlando também destacou que sente muito orgulho em receber uma medalha que leva o nome do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva devido aos seus feitos em defesa da educação.
Cícero Nicácio do Nascimento Lopes destacou todo seu orgulho e gratidão pelo período no qual teve a oportunidade de “testemunhar o quanto os nossos queridos reitores e reitoras tem de compromisso com a Rede Federal. Que oferece a educação que nós adjetivamos sempre como educação socialmente referenciada, emancipatória, libertadora e cidadã”.
Já Oscar Halac se dirigiu a alguns colegas agradecendo pelo apoio e citando sua vontade de estar presente em Belém para encontrá-los pessoalmente. Através de um vídeo, Oscar citou que “Nenhum óbice, e existirão muitos, será suficiente para evitar a tarefa de manter a escola pública de pé. A Escola Pública é de todos e para todos. Mantida com orçamento público federal”.
A solenidade de abertura da REDITEC também foi o momento ideal para entrega de Comendas aos parceiros Internacionais da Rede Federal, instituições que desenvolveram iniciativas de cooperação internacional implementadas no domínio da rede.
A entrega das comendas foi realizada pela Coordenadora da Câmara de Internacionalização do CONIF, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Receberam homenagens, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, da Embaixada da Espanha no Brasil e Todd Miyahira, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos da América no Brasil.
María del Mar Fernández-Palacios Carmona agradeceu a homenagem e ressaltou que a parceria com o CONIF tem gerado ações de sucesso e o fortalecimento do ensino. Destacou também que a parceria é ativa em diversas áreas, com destaque às ações na área de idiomas, como o Programa de Assistentes de Conversação que iniciou neste ano e que permitiu que professores e estudantes da rede federal estejam agora na Espanha, apoiando o ensino do Português em escolas e centros de línguas, assim como cinco assistentes espanhóis virão aos Institutos Federais para apoiar o ensino de Espanhol. A Embaixadora também citou a concessão de bolsas de estudo de mestrado na Espanha à estudantes da rede federal.
Já Todd Miyahira destacou que a parceria com o CONIF iniciou em 2021 e, atualmente, o “Pontes Americanas” já possui mais de 140 pontos focais voltados para ampliar e agilizar o acesso às informações e oportunidades oferecidas, atualmente, pelo governo americano para gestores, educadores e alunos. “Para 2023 esperamos ampliar ainda mais o número de pontos focais, estimulando a aproximação e colaboração entre a rede CONIF, os 38 espaços americanos e mais de 40 centros de orientações para estudos”.
A Coordenadora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon ainda destacou que nossa rede é grande e extrapola fronteiras. Por isso, as homenagens prestadas na solenidade também se estendem aos demais parceiros de outros países.
Equipe de Comunicação da REDITEC 2022