Edital capacitará servidores com proficiência em francês para cursos de Turismo

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, nesta quinta-feira (6/7), um edital que selecionará cinco servidores das instituições ligadas ao Conselho para participarem do programa de formação de formadores em Francês, a língua profissional do turismo. As inscrições vão até 16 de julho de 2023.


A seleção será dividida em duas fases: a primeira é a homologação das candidaturas, e a segunda é a avaliação do currículo e da carta de motivação em francês. O curso, com carga horária de 24 horas, será oferecido de forma presencial durante o IIIº Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, que acontecerá em Salvador (BA), de 13 a 15 de setembro de 2023.


Essa chamada pública faz parte das ações realizadas pelo Conif em parceria com a Embaixada da França no Brasil, que cobrirá os custos de hospedagem e transporte entre os locais de hospedagem e do curso. Os demais custos são de responsabilidade dos participantes, conforme descrito no edital de seleção (Edital CONIF/AI nº 08). Entre as regras de participação, é necessário que o servidor seja das áreas de francês ou turismo e possua um nível mínimo de proficiência B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.


Segundo o coordenador de Relações Internacionais do Conif, João Paulo Rotelli, o objetivo do programa é capacitar os servidores da Rede Federal para atuarem na formação inicial e continuada em língua francesa na área de turismo. "Serão seis módulos de 4 horas, com atividades que incluem, por exemplo, mesas-redondas e uma visita guiada a Salvador. Dessa forma, haverá a combinação da aquisição de competências na língua estrangeira com os objetivos da área profissional do turismo", explica Rotelli.


Os servidores interessados em participar do processo seletivo devem fazer as inscrições exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/wetx1Q5EvXxMVXGa6, até 16 de julho de 2023. Todas as regras de seleção estão descritas no Edital CONIF/AI nº 08. Para obter mais informações sobre o projeto Francês, língua profissional do turismo, é possível entrar em contato pelos e-mails josephine.correia-cardoso@diplomatie.gouv.fr ou editais.conif@gmail.com.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba