Ministro da Educação empossa reitores do Ifal, Ifam e Ifro para mandatos de 4 anos

Os dirigentes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participaram, na quarta-feira (5/7), da cerimônia de posse do reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Moisés José Rosa Souza, e da recondução ao cargo dos reitores dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante Alves, e de Alagoas (IFAL), Carlos Guedes de Lacerda. Os empossados cumprirão um mandato de quatro anos (2023-2027).


O ato foi conduzido pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, reunindo outras autoridades acadêmicas e políticas, gestores do MEC e representantes das comunidades acadêmicas. Moisés, eleito pela comunidade acadêmica em consulta realizada em maio de 2023, destacou em seu discurso de posse que sua vida foi transformada pela educação.

"Assumo o compromisso de trabalhar incessantemente para que a educação continue a transformar vidas Brasil afora. É justo lutar por essa educação pública transformadora, que transforma sonhos em realidades. Essa educação pública que transforma futuros em presentes, na verdadeira acepção do termo presentes", disse.

Reeleito em abril, o reitor do IFAM expressou sua gratidão pela confiança depositada nele e destacou sua visão para o instituto nos próximos anos. O gestor ressaltou a importância da excelência acadêmica, da inovação e da inclusão como pilares fundamentais para o desenvolvimento da instituição. "O IFAM desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento científico, contribuindo para o avanço social e econômico de nossa região".

Durante a cerimônia, o professor Carlos Guedes destacou o apoio fundamental que recebeu da comunidade do IFAL em seu primeiro mandato e no processo de recondução ao cargo de reitor. "Renovo então minha gratidão especial e meu compromisso com os servidores e estudantes que compõem a comunidade acadêmica do querido IFAL, da Instituição que abracei, que são a razão de nossa luta incansável e responsáveis pelo desafio que temos pela frente", comentou.


Em sua fala, o ministro da Educação destacou a importância dos IFs para o país. "O Brasil deve se orgulhar dos Institutos Federais, pois eles representam o que há de melhor em nossa educação. Portanto, orgulhem-se de liderar essas instituições que atendem a milhões de jovens que já passaram pelos IFs e aqueles que estão hoje em nossos institutos federais", disse.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do Ifal, Ifam e Ifro

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba