O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da 124ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro ocorreu em Brasília, na sede do Conselho, na quinta-feira (6/7) e foi marcado pela intensificação do diálogo para articular ações conjuntas em prol do desenvolvimento e da valorização da educação brasileira.
A presidente do Conif, Maria Leopoldina Veras, apresentou informações sobre a Rede Federal e ratificou a importância do diálogo para fortalecer o processo educacional. Durante sua fala, ela também defendeu a destinação de um orçamento mais robusto para as instituições da Rede Federal.
"Nós precisamos e temos condições de fazer mais pelo Brasil. O ponto principal a ser discutido hoje é o orçamento. Precisamos atender às necessidades do nosso público. Precisamos de transporte, alimentação, refeitórios", destacou Leopoldina, que também é reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Em seu discurso, o ministro ressaltou que o governo federal está ciente das disparidades regionais no Brasil e que buscará soluções e investimentos para reduzir as desigualdades e promover a ciência e a tecnologia. "Reconhecemos a estrutura e o potencial da Rede Federal", disse Camilo.
Durante o encontro, também foram abordados temas como o Novo Ensino Médio e a expansão e consolidação da Rede Federal. "Optamos por ouvir estudantes, servidores, especialistas e a população em geral. Reconhecemos que houve alguns ‘atropelos’ na aprovação do Novo Ensino Médio", pontuou o ministro. "Queremos construir novos caminhos e contamos com a parceria dos Institutos Federais nesse processo”.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, também participou da reunião e destacou de forma muito positiva a aproximação do Ministério da Educação (MEC) com os dirigentes das instituições.
Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações do MEC
Foto: Moacir Evangelista/Conif