Forcampo defende adaptação de ensino à realidade dos estudantes que vivem no campo

Entre os dias 10 e 12 de setembro, integrantes do 2ª Reunião Ordinária do Fórum de Educação do Campo (Forcampo) se reuniram na sede do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.


À equipe de Comunicação do Conif, o coordenador do Forcampo e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Deivid Oliveira, defendeu a aplicação da metodologia da Pedagogia de Alternância nos campi agrícolas dos institutos federais.


“Um dos aspectos que a legislação já permite, e é o que mais aprofundamos em nossas discussões, é a utilização da Pedagogia de Alternância como um instrumento de aprimoramento das nossas atividades. Os povos que vivem no campo, os quilombolas, indígenas, ribeirinhos, também podem ser médicos ou engenheiros, por exemplo. Então nós, como instituição, temos como missão atingir todo esse público. E ir além da Educação no campo, mas sim trabalhar para os povos do campo”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Pedagogia de Alternância é “um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar”.


Deivid reforçou também que é necessário realizar adaptações para que as demandas dos estudantes e professores, que vivem a realidade do campo, sejam atendidas.


“Precisamos de um fomento diferenciado, de uma estratégia, de formação docente e de equipe de apoio que deem conta das necessidades e peculiaridades de um público que possui demandas diferenciadas”.


A organização administrativa dos campos agrícolas, as políticas de ensino agrícola e educação do campo, e o Seminário de Ensino Agrícola e Educação do Campo, previsto para ocorrer em maio de 2025, foram outras pautas escolhidas para o encontro do Fórum.


Forcampo – o fórum está vinculado à Câmara de Educação do Campo, que é coordenado pela reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Marinho, e é responsável por discutir e elaborar propostas de políticas sistêmicas relacionadas à educação do campo e ao ensino agrícola na Rede Federal. O grupo se reunirá novamente em outubro, durante a 48ª Reditec, que será realizada em Caldas Novas, Goiás, entre os dias 21 e 24.

Diretoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba