Em sessão solene na Câmara, a Brasil Júnior apresenta o Índice de IFs Empreendedores

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) divulgou, na sexta-feira (17/11), a primeira edição do Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE). O ranking, lançado com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi apresentado durante uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.


A solenidade, proposta pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE), foi conduzida pelo deputado Paulo Fernando (Republicanos-DF). “O Legislativo tem apoiado ambientes favoráveis ao empreendedorismo e à inovação no país. Participando da sessão solene, o deputado Reginaldo Veras (PV-DF) também enfatizou esse compromisso.


O IIFE avaliou o desempenho de 31 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica quanto ao grau de empreendedorismo e às condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.


O Ranking considerou seis aspectos: inovação, extensão, cultura empreendedora, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro. O objetivo é destacar as iniciativas de instituições de ensino superior que mais incentivam o empreendedorismo. “O estudo proporciona uma visão do empreendedorismo nas instituições federais de ensino e da formação dos jovens”, destacou Pedro Casé, presidente executivo da Brasil Júnior.


"A Rede Federal é inovadora, e o empreendedorismo está no DNA das instituições, desde o ensino técnico até a formação integral e integrada. Tudo o que a Rede produz tem o viés inovador", destacou Alexandre Bahia, Diretor Executivo do Conif, representante do Conif na solenidade. Em seu discurso, Bahia ressaltou ainda o compromisso do colegiado com a Brasil Júnior e o desenvolvimento do empreendedorismo nas instituições.


Metodologia


O mapeamento para o IIFE foi realizado a partir da análise dos dados das instituições e de uma pesquisa de percepção com estudantes e recém-formados. A pesquisa, realizada entre 6 de abril e 18 de setembro de 2023, abordou questões sobre o perfil dos participantes, infraestrutura da instituição, conceito de empreendedorismo, presença da educação empreendedora na matriz curricular, postura empreendedora estudantil e docente, além de motivação para ingresso e permanência na instituição.


O IIFE segue a mesma metodologia do já consolidado Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), realizado pela Brasil Júnior desde 2016, avaliando as iniciativas empreendedoras das universidades brasileiras.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Moacir Evangelista

Com informações do IFSULDEMINAS

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba