Estudantes do Brasil e da França têm trocas científicas em evento sobre ciência e sociedade

Terminou nesta sexta-feira (27/10), a participação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no VII Fórum Franco-Brasileiro "Ciência e Sociedade". O encontro aconteceu na escola agrícola Bourges Le Subdray, na França, sob a liderança do Ministério da Agricultura e Alimentação da França.


A edição de 2023 do evento teve como tema o "Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais" e foi dividida em três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover a evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local. O Fórum contou com a participação de estudantes e servidores dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM), Goiano (IF Goiano), Maranhão (IFMA), Minas Gerais (IFMG), Norte de Minas Gerais (IFNMG), Rio de Janeiro (IFRJ), Rio Grande do Sul (IFRS), Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi representado pelo vice-coordenador do Fórum de Relações Internacionais (Forinter), Pedro Rocha, e pelos membros do colegiado Vilton Soares (IFMA) e Sarah Duarte (IFSertãoPE). Pedro Rocha enfatizou o potencial da Rede Federal ao fortalecer a iniciação científica dos alunos do ensino médio, promovendo o protagonismo acadêmico e destacou a importância de mostrar para o mundo a capacidade da rede nessa interação entre professores e profissionais dos dois países.


“A internacionalização para a rede federal é uma forma de divulgar as ações que a gente tem e com parceiros que abraçam a nossa causa, com quem trabalhamos juntos, é muito importante para o desenvolvimento, crescimento e consolidação da rede federal que a gente vem tentando desenvolver nos últimos 15 anos”, afirmou Rocha.


De acordo com Gerardo Ruiz, oficial para as Américas do Ministério da Agricultura e Alimentação, o Fórum permite que os estudantes do ensino médio das escolas agrícolas francesas e brasileiras reflitam sobre questões sociais e científicas importantes. “É uma atividade que desperta nos jovens o interesse pelas questões científicas, que permite aos jovens expor sua opinião sobre estas grandes questões sociais e sobretudo é uma atividade que nos permite reforçar a cooperação que temos na educação agrícola francesa com o Conif”, disse.


Histórico - Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos participantes de instituições educacionais agrícolas da França e do Brasil, alternando entre os dois países. Em 2019, o Fórum foi realizado no IF Goiano, campus Urutaí, reunindo mais de 600 participantes. O evento é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conif.


Pré-Fórum - Antes do evento, representantes dos dois países participaram de uma etapa pré-fórum para compartilhar os trabalhos realizados em seus respectivos territórios. O objetivo é incentivar a imersão dos estudantes do ensino médio na investigação científica e aproximar as comunidades científicas e educacionais.


Participação - As instituições interessadas em participar da próxima edição, que será realizada no Brasil, devem ficar atentas às comunicações enviadas pelo Conif aos escritórios de relações internacionais. 


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do IFNMG​

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba