Rede Federal e Ministério do Desenvolvimento Social assinam protocolo de intenções

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram um protocolo de intenção na manhã desta sexta-feira, dia 27/10.


O objetivo é o combate à pobreza, com foco na proteção social e, sobretudo, no incentivo ao emprego e empreendedorismo. Serão beneficiadas pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A meta é atingir 1 milhão de pessoas nos próximos anos.


De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, existem hoje 28,5 milhões de pessoas em idade de trabalhar inscritas no Cadastro Único. As ações do MDS com a Rede Federal de EPT buscam dar a elas oportunidades, através do emprego e do empreendedorismo, para que possam atravessar a pobreza.


A presidente do Conif e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Veras Camelo, destacou a preocupação do Governo Federal com as demandas do mundo do trabalho. Para ela, o convênio com o MDS abre oportunidades pela capilaridade da Rede Federal de EPT, que “busca atingir, principalmente, as pessoas que estão mais à margem da sociedade”.


Além da capacitação da população e da intermediação entre a mão de obra e as vagas de emprego, o projeto também prevê a facilitação do acesso ao crédito para o fomento de ações de empreendedorismo.


De acordo com o reitor do IFCE, Wally Menezes, dois projetos pilotos serão realizados. O primeiro, no Ceará, atenderá jovens da comunidade Vida Videira na Grande Messejana, e o segundo, no Piauí, trabalhará com a comunidade quilombola de Mimbó, em Amarante. "É o primeiro passo. A ação a ser efetivada é a expansão de tudo isso para que, em rede, possamos atingir todo o Brasil”, afirmou. O reitor lembrou, ainda, que “muitos dos nossos estudantes são beneficiários do Bolsa Família ou estão no CadÚnico”.


Ex-aluno da Rede Federal EPT, Wellington Dias destacou que foi por meio do curso técnico que conseguiu seu primeiro emprego. Ele acrescentou, ainda, que o compromisso de redução da pobreza se dá pela integração dos diversos ministérios, as unidades de crédito e o setor privado. “Não existe voo solo nesse nosso voo de combate à fome, de combate à miséria, na busca de oportunidades. A gente tem que se juntar e dar as mãos nessas ações”, acrescenta o reitor Wally Menezes.


Presente à solenidade, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Inácio Arruda, defendeu que a tecnologia deve estar na mão do povo. “Chame o povo para vir aqui no Instituto Federal. Leve o Instituto Federal até lá. Entregue a tecnologia e ele vai usar com muita qualidade, e isso vai melhorar o seu negócio e sua qualidade de vida também", afirmou.


Participaram da solenidade os reitores do Institutos Federais de todos os estados brasileiros, pró-reitores, diretores e professores do IFCE, secretários estaduais, deputados federais e representantes da sociedade civil.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Manuella Nobre/Ascom IFCE

Foto: Francileudo Venâncio

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba