Fase presencial da 12ª OBAP recebe representantes de 16 estados brasileiros mais o DF

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) realiza de 08 a 10 de setembro a fase presencial da sua 12ª edição. A etapa mais aguardada pelos competidores acontece na cidade de Planaltina (DF) e reúne os 150 estudantes classificados na fase virtual da OBAP, aplicada em junho deste ano para um número recorde de inscritos: 4.500 competidores de instituições de todos os estados do país.


No total, 50 equipes competem na fase presencial. As equipes são formadas por um orientador e três estudantes, distribuídos em duas modalidades: - 40 equipes com estudantes do ensino técnico integrado ou concomitante ao médio disputam na modalidade Técnico Integrado/Concomitante e - 10 equipes com alunos de cursos subsequentes concorrem na modalidade Técnico Subsequente.


Todos os competidores estão matriculados em cursos ligados à Agropecuária e áreas afins das redes federal, estadual e municipal e da rede privada de ensino de 16 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Minas Gerais (9), Rio Grande do Sul (6) e São Paulo (6) são as unidades da federação com o maior número de equipes.


Provas


Os obapianos terão dois dias de provas (08 e 09/09) e, nesse período, serão desafiados a resolver, individualmente e em equipe, atividades teóricas e práticas envolvendo regulagem e uso de maquinário e equipamentos agrícolas, simulação de técnicas de inseminação artificial, produção de insumos para o campo e muito mais. Todas as provas acontecem no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e seguem esta programação:

Premiação


A cerimônia de encerramento e premiação da OBAP ocorrerá às 08h30 de domingo (10/09), no Auditório Embrapa Sede - PqEB, localizado na avenida W3 Norte (Final) s/nº - Brasília/DF. Na ocasião, serão conhecidos os campeões da olimpíada.


Na modalidade Técnico Integrado/Concomitante, receberão medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. As cinco equipes com melhor classificação receberão troféus.


Já na modalidade Técnico Subsequente, ganharão medalhas as cinco melhores equipes, sendo três medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro. A equipe com melhor classificação receberá troféu.


Além disso, haverá a premiação individual, destinada aos cinco competidores que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas. Todas as equipes receberão certificado de participação.


Histórico da OBAP


A olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011. A competição científica nacional é voltada para estudantes do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.


O principal objetivo da OBAP é aprimorar o ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária e, assim, injetar no campo profissionais competentes que encontrem soluções sustentáveis e visionárias para os desafios contemporâneos que envolvam a sociedade e a natureza.


Ao promover o contato dos competidores com o pensamento e as práticas inovadoras e tecnológicas voltadas para a produção agropecuária, a Olimpíada também visa incentivar os jovens do ensino técnico a ingressarem nas carreiras docente e técnico-científicas ligadas às Ciências do Campo.


Desde sua primeira edição, a fase presencial da OBAP é realizada de forma itinerante. Já ocorreu nas cidades mineiras de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberlândia, Barbacena e Bambuí.


Também foi organizada em outros estados, nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Alegre (ES), Jundiaí (SP) e, agora, Planaltina (DF).


Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada, inclusive, competidores internacionais. Em 2018, 2019 e 2022, a OBAP recebeu estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.


A edição deste ano é realizada em parceria com o Campus Planaltina do IFB e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC). Os patrocinadores são a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa Fuzil.


Assessoria de Comunicação do Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba