Formação Profissional no Brasil: onde Educação e Trabalho se encontram

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), lança a série de podcasts “Formação Profissional no Brasil: onde Educação e Trabalho se encontram”, que conta a história da Educação Profissional no Brasil.


A série é composta por sete episódios, que serão lançados semanalmente, a partir de 25 de maio de 2023, e estarão disponíveis em todos os tocadores de podcast. Para ouvir, procure por Podcast Poli nas plataformas de áudio.


Ao longo dos episódios, o ouvinte vai conhecer a trajetória de profissionais formados por escolas técnicas em diversas décadas e também a análise de especialistas sobre a trajetória da educação profissional no Brasil.


No primeiro episódio, “Muito além da legislação: Primeiras escolas técnicas federais”, o ouvinte pode conhecer como surgiu a educação profissional no Brasil e como ela atuou na transformação do país desde o início do século 20.


Com o tema “Educação para Indústria: a criação do Sistema S e o apartheid educacional”, o segundo episódio narra como a educação profissional ganhou um novo papel, nas décadas de 1930 e 1940, com o incentivo à industrialização e modernização no país.


O terceiro episódio, “O declínio da educação profissional nos anos de chumbo”, aborda a educação profissional no Brasil durante o regime militar. Já no quarto episódio, o ouvinte vai conhecer a história da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as políticas de educação profissional no Brasil a partir de 1985, início da abertura política após a ditadura militar.


A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a criação dos Institutos Federais e o Pronatec nos anos 2000 são o tema do quinto episódio da série.


O sexto episódio aborda as perspectivas para a formação técnica no Brasil e também os desafios dos trabalhadores técnicos em saúde nos dias atuais. No sétimo e último episódio da série, o ouvinte vai conhecer a história e o legado do trabalhador técnico Joaquim Venâncio, que dá nome à Escola Politécnica, e as contribuições da EPSJV para a educação em saúde desde sua fundação, em 1985.


Assessoria de Comunicação do Conif



Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba