Fórum de Educação do Campo realiza primeira reunião presencial neste ano, no Conif

Entre os dias 22 e 23 de abril, o Fórum de Educação do Campo (Forcampo) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) esteve reunido, na sede do Conselho, em Brasília. Essa é a primeira reunião presencial do Forcampo neste ano.


Na ocasião, os integrantes do Fórum levaram para a pauta o III Seminário de Ensino Agrícola de Educação do Campo; a formação integral e integrada da Educação Profissional e Tecnológica (EPT); o Ensino Médio Integrado; o Educampo; o Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO); e o levantamento de demandas relacionadas aos campi agrícolas.


O coordenador da Câmara Temática de Educação do Campo e reitor do Instituto Federal de Pernambuco, José Carlos de Sá, esteve presente nos dois dias de encontro. Em entrevista à equipe de Comunicação do Conif, o coordenador falou sobre a importância de estabelecer um diálogo entre o Pleno formado pelos dirigentes da Rede Federal e os fóruns.


“A presidência do Conif tem orientado essa aproximação, construção e fortalecimento dessa relação com os fóruns para que se possa utilizar da melhor forma possível essa força de trabalho, esse conhecimento, expertises que a gente tem em toda a Rede Federal e que estão representados nos fóruns”, explica.

Sob a mesma linha, o coordenador do Forcampo, Maicon Fontanive, também entende que é “fundamental” essa relação entre os conselheiros e os fóruns.


“A gente tem essa organização com o Conif em que a câmara temática é o nosso elo de ligação. Tanto as demandas do Conif são encaminhadas aos fóruns como também as dos fóruns ao Conif. Então, com a presença do reitor e coordenador José Carlos de Sá, há uma relação fortalecida e constrói-se uma via de mão dupla pavimentada para que essa movimentação das informações seja eficiente nos dois sentidos, do Pleno do Conif para os fóruns e o contrário também”.


Maicon destacou também um dos momentos mais importantes da reunião, sobre o encaminhamento de pautas estratégicas ao Conif. O Forcampo realizou uma elaboração de documentos contendo as principais demandas relacionadas à infraestrutura dos campi que têm atuação no Ensino Agrícola e na Educação do Campo - dentre elas, moradias estudantis, unidades de ensino, pesquisa, extensão, produção (escola fazenda), reformas e expansões necessárias.


Além disso, também foram abordadas demandas por custeio e por cargos e funções essenciais à manutenção de estruturas para a oferta de uma formação técnica de qualidade e que garanta o acesso e a permanência de estudantes, especialmente daqueles de áreas rurais.


No último dia de reunião, o Forcampo contou, ainda, com a presença de representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).


“Tivemos uma conversa importante com representantes da Secadi e do Pronera, que são dois ‘braços’ federais para além da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [Setec]. Discutimos as ações que já estão em articulação e também levamos para a pauta as possibilidades de ações em rede”, finaliza Maicon.


Seminário Forcampo


Durante a reunião, os integrantes do Forcampo determinaram uma nova data para a realização do "III Seminário de Ensino Agrícola de Educação do Campo, das Águas e das Florestas - 2025: Desafios e possibilidades da gestão em rede", no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus Barbacena. Agora, o evento ocorrerá entre os dias 5 e 7 de agosto de 2025.


O seminário tem como objetivo discutir os desafios e oportunidades para o Ensino Agrícola e a Educação do Campo, das Águas e das Florestas no contexto do ensino, pesquisa e extensão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica considerando sua interiorização e democratização do acesso.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marina Oliveira/Conif

Fotos: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba