O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou, nessa terça-feira (9/12), o Edital ProfEPT nº 02/2025, que dá início ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica para as turmas de 2026. O ingresso será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), com inscrições abertas de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026.
O edital prevê a oferta de 769 vagas distribuídas nacionalmente entre 40 Instituições Associadas ao programa. Para participar do ENA, é necessário possuir diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e efetuar o pagamento da taxa de R$ 160.
As vagas estão organizadas em dois perfis: ampla concorrência e servidores pertencentes ao quadro permanente ativo dos Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II. No caso das vagas destinadas aos servidores, os candidatos devem ser Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) ou docentes efetivos da Rede Federal, incluindo aqueles em estágio probatório.
Para os candidatos da ampla concorrência, será exigida comprovação de atuação, entre 2024 e 2025, por ao menos um semestre completo ou 80 horas totais, em espaços formais ou não formais, no exercício de práticas de ensino ou na gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com o edital, os candidatos devem escolher uma das duas linhas de pesquisa ofertadas pelo mestrado: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (Linha 01) ou Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (Linha 02).
Como novidade, a edição deste ano do processo seletivo contará com prova em formato virtual. O edital, o cronograma, as orientações de inscrição e demais informações estão disponíveis no endereço: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16514-ena26.
Bibliografia
Em outubro, a coordenação nacional do ProfEPT divulgou as referências bibliográficas que fundamentarão o Exame Nacional de Acesso. A prova abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, bem como às teorias e práticas de ensino e aprendizagem, contemplando dimensões teóricas e metodológicas próprias do campo da EPT. A aplicação do exame está prevista para fevereiro de 2026.
Mestrado Profissional
O ProfEPT oferece o Mestrado Profissional em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com foco na formação em educação profissional e tecnológica articulada à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos educacionais.
O curso é ofertado na modalidade semipresencial pelas instituições da Rede Federal e coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que atua como instituição-sede e responde pela gestão acadêmica e administrativa do programa. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assegura o financiamento do ProfEPT por meio da Fundação de Apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia (FACTO), responsável pelos repasses que viabilizam o Exame Nacional de Acesso unificado e a atuação dos analistas administrativos que gerenciam o programa em nível nacional.
Serviço:
Período de inscrição: 15/12/2025 a 15/01/2026
Valor da taxa de inscrição: R$160
Para se inscrever, acesse profept.ifes.edu.br.
Confira aqui o edital completo.
Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da coordenação do ProfEPT
Texto: Marina Oliveira
Foto: Divulgação
