A 121ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está sendo realizada desde a última terça-feira (11), em São Luís. Esta edição tem como anfitrião o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e a programação segue até esta quinta-feira (13).
O Conif reúne reitores e reitoras das 41 instituições da Rede Federal. A pauta inclui assuntos como o enfrentamento à onda de violência nas escolas, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), planejamento estratégico e mapeamento da trajetória profissional dos egressos.
A solenidade de abertura ocorreu na manhã dessa terça-feira (11), no Auditório Maycon Rangel, na Reitoria. Além dos reitores, também estiveram presentes membros do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) – órgão de assessoramento do Conif – além de pró-reitores e diretores-gerais do IFMA.
“A gente busca fazer com que as reuniões contemplem as cinco regiões do país. Então vir ao Maranhão é fazer com que os reitores conheçam um pouco mais da realidade local, a cultura, as dificuldades e também as experiências exitosas que podem ser levadas para a Rede”, avalia a presidente do Conif e reitora do IF Sertão Pernambucano, professora Maria Leopoldina Veras.
O reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Ferreira, explica que a experiência exitosa a ser apresentada é um portfolio de 26 projetos estratégicos em funcionamento, com destaque para o “IFMA no Mundo”. “Esse projeto visa verificar o mapeamento da inserção ocupacional dos nossos jovens egressos no mundo do trabalho. Indicadores como estatísticas salariais, taxa de ocupação, questões de gênero e migração serão apresentados aqui com a perspectiva de implantação para toda a Rede”, explica.
Também estiveram na mesa de abertura a vice presidente institucionais do Conif Oneida Irigon (reitora do IFG), o vice-presidente de relações parlamentares Flávio Luís Barbosa (reitor do IFSul); a vice-presidente de assuntos acadêmicos Nilra Filgueira (reitora do IFRR) e a representante da prefeitura de São Luís, Fabiana Moraes – que é superintendente de Educação de Jovens e Adultos do município.
Fórum de Desenvolvimento Institucional
Paralelamente ao Conif, também está sendo realizado o encontro do Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI). Trata-se de um órgão de assessoramento do Conif composto por pró-reitores e diretores responsáveis por ações vinculadas ao tema.
“Estão previstos debates sobre o programa de gestão, o sistema monitor – que é um sistema de acompanhamento dos nossos indicadores – e também o planejamento estratégico, com pautas que devem ser discutidas ao longo de 2023”, comenta a coordenadora do FDI e pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFPE, professora Juliana Andrade.
Membro do GT para o planejamento estratégico da Rede Federal, a professora Clarisse Medeiros (pró-reitora de Planjeamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA) destaca que a experiência dos projetos estratégicos. “Esse é o grande legado do nosso planejamento. Levar essa parte operacional dos objetivos, metas e indicadores como frutos dos projetos estratégicos pode vir a dar grande contribuição para a Rede”, pontua.
Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom IFMA