Estudantes da Rede Federal participam de intercâmbio no Japão

Começou, nesta segunda-feira (17/4), a nova edição do Sakura Science High School Program. O programa é voltado para estudantes do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e tem como objetivo promover o intercâmbio de curta duração, 17 a 22 de abril, para estudantes brasileiros, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades no Japão, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.


O intercâmbio é uma iniciativa da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Por falta de tempo hábil, a terceira edição do Programa, aproveitou a lista de cadastro reserva do edital de 2022.


Além dos nove estudantes, foram selecionados dois professores, que irão auxiliar o grupo durante a estadia no Japão. A comitiva brasileira foi escolhida com base em critérios técnicos como rendimento acadêmico superior e proficiência em inglês. O embarque ocorreu no último final de semana. Os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem foram cobertos pelo governo japonês e pela SETEC/MEC. 


A iniciativa fortalece o compromisso do Conif e da SETEC/MEC com o processo de internacionalização.  Leia abaixo a lista com os estudantes e professores selecionados para a terceira edição do Sakura Science High School:


Estudantes:

Alessandra Okimura – IFMT

Aynoã Pamplona Matos – IFB

Beatriz de Albuquerque Alvim – IFES

Camila Laís de Oliveira de Azevedo – IFPR

Diogo Marth – IFSUL

Fernanda Santos Fernandes – IFBA

João Thomaz Braga da Silva – IFAL

Vinícius Dutra Ramos – IFRJ

Vitória Renata Nunes Barros – IFAC


Professores:

Bianca Deon Rossato – IFSUL

Júlio Page de Castro – IFRJ


Programa Sakura


O programa Sakura busca contribuir para desenvolvimento da ciência e tecnologia global pelo apoio de jovens talentos do exterior, os quais universidades/instituições de pesquisas e negócios no mundo desejam melhorar o interesse na ciência e tecnologia do Japão, convidando jovens de 14 países e regiões.


De 2014 a 2022, foram implementados o total de 54 cursos e 5.666 estudantes do ensino médio de todo o mundo foram para o Japão participar do programa. É esperado que esses participantes do Sakura Science High School Program sejam a ponte entre o Japão e seus países natais e desempenhem papéis ativos no futuro. 


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do IFAL, IFBA e IFAC


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba