Instituições se reúnem para construção de carta sobre o ensino superior no Brasil

Representantes de instituições de educação superior públicas e comunitárias do Brasil se reuniram nessa quarta-feira (27/4), em Brasília, para redigir um documento com um posicionamento conjunto sobre a situação hodierna e futura da educação brasileira. O texto será apresentado na 3ª Conferência Mundial de Educação Superior – WHEC2022, promovida pela UNESCO, a ser realizada de 18 a 20 de maio na cidade de Barcelona, Espanha.


O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi representado na reunião pela vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do colegiado, Leopoldina Veras. Em sua fala, na abertura do evento, ela destacou o trabalho para o fortalecimento das instituições de ensino superior, principalmente em momento de grandes dificuldades orçamentárias e abandono, além de estarem, cada vez mais, sendo desacreditadas.


“O Conif e suas instituições vêm de uma realidade diferente das universidades devido à verticalização do ensino. Nossos estudantes têm a possibilidade de cursar desde a educação básica até o ensino superior. Nesse contexto, esse tipo de debate nos é importante. É necessário estarmos juntos a cada dia, buscando debater a realidade da educação superior, e nos aprofundar nessas questões devido à gestão das instituições”, afirma.


Também participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Claudio Alcides Jacoski; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David; e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Rodrigo Bruno Zanin.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba