Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Planaltina sedia fase presencial da 12ª OBAP

O IFB Campus Planaltina sediou, nos dias 7 a 10 de setembro, a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Organizada pelo IFSULDEMINAS com o apoio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a competição científica reuniu, neste ano, mais de 1.500 estudantes inscritos na primeira fase virtual, nas modalidades Técnico Integrado e Técnico Subsequente.


Já para a segunda fase, que foi realizada presencialmente, a OBAP recebeu em Planaltina 50 equipes competidoras, somando um total de 200 estudantes e professores orientadores. Durante os três primeiros dias de evento, os alunos foram desafiados nas categorias de teste escrito de conhecimentos teóricos e cinco provas de habilidades de práticas do campo. 


Para o coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária já não se trata apenas de um projeto do IFSULDEMINAS, mas “um programa que mobiliza toda a Rede Federal, unindo mais de cinco mil instituições e pessoas”. 


Além disso, o coordenador-geral também comentou a respeito da importância em ter essa edição do evento ocorrendo em Brasília, justamente no ano em que a Rede Federal completa 15 anos. “É uma questão emblemática, pois o curso técnico tem uma longevidade muito grande e nada melhor que a capital do país, no dia que é hoje (7 de setembro, feriado do Dia da Independência) para dar essa visibilidade” afirmou.


Por sua vez, o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, agradeceu pela oportunidade, de não só o campus, mas todo o Instituto Federal de Brasília ter sido escolhido para sediar a 12ª OBAP. “É um sentimento de pertencimento muito grande. Tivemos um aumento recorde de inscrições e é a primeira vez em que temos uma equipe participando da última fase da competição”, disse.


O diretor-geral também reconheceu a importância das comissões técnicas e organizadoras para a realização do evento, que trabalharam, mesmo em feriado e final de semana, de maneira exemplar. “A infraestrutura nós já tínhamos, mas sem a adesão dos servidores, nada disso teria sido possível”, declarou Cometti. 


Premiação


No quarto e último dia da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, as equipes, alunos e instituições que se destacaram foram reconhecidas na cerimônia de encerramento, com a entrega de prêmios e medalhas.


Ao todo, foram quatro categorias: melhor desempenho nas provas práticas no segmento Técnico Subsequente; desempenho dos alunos na prova escrita geral; instituições com o maior número de equipes atendendo à competição; e melhor desempenho nas provas práticas no segmento Técnico Integrado.


Para o aluno Samuel de Paula, do IFSULDEMINAS, prata na prova escrita geral e 1º lugar no Técnico Integrado, a OBAP reuniu “aprendizado, conhecimento e tecnologia, em uma experiência que me faz sentir preparado para os desafios do futuro”. 


Sobre a OBAP


Para conferir mais notícias sobre a Olimpíada Brasileira de Agropecuária, bem como saber mais sobre as provas e os vencedores das premiações, confira a página oficial da OBAP clicando aqui ou veja os conteúdos lançado nas redes sociais aqui.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFB

Fotos: Moacir Evangelista/Conif e Gabriel Pesoti/IFSULDEMINAS

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba