Instituto Federal do Rio de Janeiro recebe a 127º Reunião Ordinária do Conif

O IFRJ sediou hoje, 03, a 127º Reunião Ordinária do Conif. A abertura do evento aconteceu no auditório do IFRJ, às 10h. Os representantes do Conif terão uma agenda extensa, que além das discussões de temas relevantes para as instituições, incluirão a visita ao Rio Innovation Week para prestigiar os estandes da Rede Federal, que estará representada por 15 campi.


A mesa de abertura contou com a presença de Nilra Filgueira, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos (IFRR), Maurício Motta, vice-presidente de Administração (Cefet/RJ), Flavio Luis Barbosa, vice-presidente de Relações Parlamentares (IFSUL) e do reitor do IFRJ, Rafael Almada. O reitor do IFRJ deu as boas-vindas a todos e se mostrou feliz pelo Instituto poder sediar a Reunião.


A primeira pauta da reunião foi o Planejamento Estratégico da Rede Federal, apresentado por Juliana Andrade, coordenadora do FDI. Ela falou da construção dos objetivos e alinhamento a uma analise de ambiente. A coordenadora citou objetivos do PPA, que serviram de base para a condução dos trabalhos até o momento, como consolidar a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, considerando o atendimento pleno das unidades de suas comunidades; expandir a oferta da educação e tecnológica, levando em conta as desigualdades raciais, e de níveis sócio econômicos e qualificar a educação científica e tencológica fomentando programas, projetos e ações, além realisar estudos e pesquisas educacionais sobre educação científica e tecnológica, buscando aprimoramento contínuo e assimilação das informações de forma a oferecer subsídios, que contribuam para a impulsão da melhoria do ensino ofertado. Os tópicos apresentados foram validados por unanimidade, e para novembro há a perspectiva de uma reunião virtual para apresentação de indicadores, cadeia de valor e o modelo de rede.


Em seguida foi a vez Marcus Fogaça, diretor de Comunicação do Conif e Alexandre Bahia, diretor Executivo do Conif, apresentarem as ações de Comunicação. Marcus fez uma apresentação do trabalho realizado por sua direção no intuito de saber como o Conif pode ajudar as comunicações da Rede IF do ponto de vista normativo. "Como poderíamos auxiliá-los a fim de contribuir no aprimoramento da comunicação". Para isso, foi preciso antes entender em quais cenários estavam inseridas essas comunicações. De acordo com Fogaça, trata-se de uma análise que, ainda que não seja profunda, já ajuda a entender melhor as equipes, sobretudo na ação de 15 anos da Rede. Todas as informações obtidas auxiliam na melhoria do fluxo de informações, para que tanto as assessorias e diretorias de Comunicação quanto o Conif possam realizar trocas e parcerias cada vez mais eficazes.


A pesquisa abrangeu 28 instituições e 467 unidades. "É um universo bastante representativo dentro das nossas instituições", disse Fogaça. As unidades possuem 452 servidores lotados na área de comunicação e desses, a maior parte, 173, são jornalistas. O diretor chamou a atenção para o fato de que esses profissionais não estão distribuídos de maneira uniforme e o a quantidade de servidores nas equipes varia muito.


Alexandre Bahia disse que em nenhum momento a preocupação da pesquisa foi a de entrar no mérito de modelos que funcionam melhor ou algo do gênero. "Mas sim, de ouví-los, captar, fazer uma radiografia, afinal a amostra é bem razoável. O que torna possível compartilhar esses dados com nossas reitoras e reitores". De acordo com o diretor, essas informações podem subsidiar decisões do Conif que podem melhorar a comunicação existente.


No período da tarde reitores e reitoras vão acompanhar a abertura da Rio Innovation Week e a abertura do estande do IFRJ no evento. A partir de amanha, as reuniões da 127º Reunião Ordinária do Conif no Rio serão realizadas no Museu do Amanhã, na Pça Mauá.

 

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Jorge Moraes/Ascom IFRJ

Foto: Ascom Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba