Moçambicanos participam de curso de Produção de Hortaliças no IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou, nesta manhã, 16 de outubro de 2023, uma comitiva de Moçambique. Os cinco moçambicanos participarão de um curso de Produção de Hortaliças que será ministrado no IFSULDEMINAS e UFLA.


A parceria é fruto de um aporte de recursos recebido pela ABC - Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty para a implantação de Hortas Comunitárias em Moçambique. A ação visa atender cinco regiões que foram afetadas por sucessivos ciclones que dizimaram regiões de produção de hortaliças. A ABC já distribuiu sementes de diversas espécies hortícolas, equipamentos e agora encaminha os extensionistas para que possam participar do curso e repassar o aprendizado para seu país.


A comitiva de Moçambique foi recebida no gabinete da Direção Geral do Campus Muzambinho e contou com a presença de integrantes da Reitoria do IFSULDEMINAS, Gestão do Campus e servidores da Instituição. Na ocasião, o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, representante do Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, deu as boas-vindas aos moçambicanos e destacou a importância do IFSULDEMINAS diante da chamada das instituições de ensino do país a fazerem frente às ações de cooperação técnica junto a países co-irmãos como Moçambique.


“Nos sentimos orgulhosos em poder contribuir para a melhoria técnica de produção de alimentos, tão válida para o combate à fome. A experiência é enriquecedora, porque ela proporciona que haja troca de informações técnicas, que visam estreitar ainda mais a colaboração mútua entre os dois países. A visita para conhecimento, troca de experiências e capacitação técnica dos Moçambicanos demonstra cada vez mais o compromisso da nossa instituição no atendimento de demandas que proporcionem o desenvolvimento econômico, social , humano e cultural de qualquer sociedade, seja ela no Brasil ou em Moçambique, cooperação é a chave do crescimento e da superação de dificuldades!”.


A Pró-Reitora de Extensão, professora Elisângela Silva, abordou a satisfação em receber a comitiva, contou que Muzambinho é seu Campus de origem e tem a certeza de que os participantes do curso aprenderão muito ao longo dos dias. Ela enfatizou a excelência da Fazenda Escola e dos cursos ofertados no Campus.


Izak Pedro Bizeque João falou em nome da Comitiva Moçambicana, ele explicou que os cinco integrantes fazem parte do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique e foram selecionados para participarem do curso no Brasil. De acordo com Izak o trabalho já teve início em seu país e agora estão aqui para uma troca de experiências, aprendizados e para que possam compartilhar o conhecimento que será adquirido com os produtores.


Rafael Tenório, Assessor Internacional do IFSULDEMINAS, participou da recepção oficial e enfatizou a importância da ação. “O intercâmbio permite trocas de experiências e conhecimentos. A vinda da delegação de Moçambique ao IFSULDEMINAS contribui para a formação deles, bem como a troca de conhecimentos para nossos estudantes e servidores do Campus Muzambinho. Agradecemos a esses profissionais que escolheram o IFSULDEMINAS para contribuir com a sua formação profissional”.


Chegada da comitiva ao Campus Muzambinho


Os moçambicanos chegaram ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na noite de 15 de outubro de 2023, e foram recebidos pela equipe da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando. Os cinco participantes foram hospedados nos alojamentos da Instituição e suas refeições serão realizadas no refeitório estudantil.


​Assessoria de Comunicação do Conif

Fonte: Ascom - Campus Muzambinho

Compartilhe esta notícia

mais notícias

RECENTES

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Presidente do Conif comenta inclusão de servidores dos IFs no adicional de fronteira

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

Conif visita RNP e reforça parceria para ampliar conectividade na Rede Federal

Reitora do IFG, anfitriã dos JIFs 2026, fala sobre os preparativos para a competição

Reitora do IFG, anfitriã dos JIFs 2026, fala sobre os preparativos para a competição

Docentes moçambicanos chegam ao Brasil para formação em 14 campi da Rede Federal

Docentes moçambicanos chegam ao Brasil para formação em 14 campi da Rede Federal

FaLang translation system by Faboba