Mostra de projetos de extensão movimenta segundo dia de reunião do Conif no IFSertãoPE

Os dirigentes de instituições federais voltaram a se reunir, nesta quarta-feira, em Petrolina para discutir temas da educação brasileira. Essa é a 113ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e envolve 38 representantes de Institutos e Centros Federais e do Colégio Pedro II.


Esta é a primeira vez que Petrolina recebe o evento, sediado pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). “É uma alegria imensa pode trazer todo o conselho da rede federal aqui pra Petrolina, mostrar para eles um pouco do nosso trabalho, dos nossos resultados e discutir também temas tão importantes e necessários, como o orçamento 2022, que está com cortes, e o que a gente tem previsto para o orçamento de 2023, que é muito preocupante.”, ponderou a Reitora do IFSertãoPE, Maria Leopoldina Veras.

Neste segundo dia, os conselheiros e representantes reunidos discutiram temas como alimentação escolar e a pós-graduação nas instituições. Também foi debatida a construção da 46ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), prevista para novembro, com o levantamento de sugestões de temas para palestras e mesas e convidados para o evento.

 

Outra atração do segundo dia da reunião foi a Mostra de Projetos de Extensão, realizada no Hall da Reitoria do IFSertaoPE. A comunidade e estudantes de escolas municipais e estaduais conheceram dez projetos de extensão desenvolvidos nos campi do IFSertãoPE. “Nesta ação, a gente dá visibilidade para aquilo que os alunos, os bolsistas vêm desenvolvendo dentro das unidades. A gente tá mostrando tudo o que o IFSertãoPE é capaz de fazer e vem desenvolvendo com seus alunos e servidores.”, explicou o Pró-Reitor de Extensão do IFSertãoPE, Vitor Lorenzo.

 

Para Elenilson Barbosa, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Mãe Vitória, o evento foi a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos no IFSertãoPE, instituição em que ele planeja cursar o Ensino Médio e Técnico. “Achei muito interessante e quero vir estudar aqui. Essa foi a escola que minha mãe pensou pra mim.”, celebrou o estudante.

 

A 113ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) termina nesta quinta-feira (13) com discussões sobre o Conselho Nacional de Educação e cursos de Pedagogia e sobre as ações de comunicação do Conif. O evento será encerrado com a leitura da Carta à Democracia.

 

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Jadir Souza (Ascom/IFSertãoPE)

Foto: Naelton Goes (IFSertãoPE)


 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba