Conselheiros do Conif fazem leitura simbólica da Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou uma leitura simbólica da “Cartas às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, nesta quinta-feira (11/8). O ato correu durante a 113ª Reunião Ordinária do Colegiado, e na Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em Petrolina (PE).



A carta pela democracia reedita manifesto semelhante produzido em 1977, na ditadura e, até a manhã desta quinta, havia recebido 935.394 adesões. Entre os signatários estão reitores, professores, políticos, entidades sindicais, empresários, artistas e o próprio Conif. A leitura em Petrolina ocorreu em paralelo ao ato central, que ocorreu no Pátio das Arcadas, na área interna da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), na capital de São Paulo.



Manifesto



Os formuladores da iniciativa organizaram a apresentação do texto em dois momentos. Antes da leitura da Carta, em São Paulo, houve a leitura do manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, no salão nobre da faculdade. O documento foi capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve a adesão de 107 entidades, entre elas o Conif.



Engajamento



O Conif uniu forças com a Justiça Eleitoral no combate a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro. Em junho, o Conselho aderiu ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Com a assinatura do termo de cooperação, o Conif e as instituições da Rede Federal se comprometeram a realizar atividades de conscientização sobre a ilegalidade e a nocividade da disseminação de desinformação; e a promover a discussão de temas como paz e tolerância, respeito aos direitos humanos, democracia e importância da Justiça Eleitoral, entre outros.

Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Naelton Goes (IFSertãoPE)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba