PLA é finalista de premiação mundial de boas práticas

A Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês) anunciou, no começo de março, o Programa Português como Língua Adicional (PLA) como finalista do seu Prêmio de Excelência, na categoria Cidadania Global. Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso Mundial de 2022, que será realizado em junho, na Espanha.


A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O Conselho foi responsável pela inscrição do projeto na premiação.


”Recebemos a indicação de maneira satisfatória, uma vez que é o reconhecimento de um trabalho arduamente construído em rede. Agora, estamos dando visibilidade em uma dimensão internacional”, destaca Rafael Tenório, coordenador do programa e assessor de Relações Internacionais IFSULDEMINAS.


O PLA é um curso online, com carga horária de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Ele é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses. Na 1ª edição do Programa, 640 estudantes de diferentes países foram contemplados com o curso. Atualmente o curso está em sua segunda edição e terá a participação de diversos países da América Latina.


Voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o PLA tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.


O IFSULDEMINAS é o responsável pela operação do programa e prestaassessoria aos representantes das instituições que aderiam à iniciativa.. “O programa gera um grande impacto para a Rede, pois oferece um curso gratuito aos organismos internacionais parceiros de nossa instituição. Tem também a possibilidade de apresentar o Português, a quinta língua mais falada do mundo, e nossa cultura a partir do ensino”, completa Tenório.


WFCP - Bianualmente é realizado o Congresso da WFCP. Em 2022 o evento será liderado pelo centro basco TKNIKA. A atividade congrega seminários,  encontros dedicados à educação e a formação técnico-profissional, incluindo questões como Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração e Sustentabilidade e a premiação de boas práticas.

Os melhores cases


A WFCP está preparando um guia de boas práticas dos projetos inscritos na premiação. Essa será a quarta edição do “World’s Best Practice Guide in Professional Technical Education and Training” (Guia de Melhores Práticas do Mundo em Educação e Treinamento Técnico Profissional, em tradução livre).  O Guia demonstra a inovação e liderança dos membros da Federação e serve de inspiração para outras instituições que buscam desenvolver novos processos para atuarem como um catalisador na geração de desempenho de classe mundial.
 ​
Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba