Conheça a presidência do Conif que irá liderar os trabalhos ao longo de 2025

Liderada pela reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, a mais nova presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi empossada na noite dessa quarta-feira (12/02), em Brasília. O mandato de Giraux tem como tema principal “Diversidade que une, educação que transforma”.


Nesta matéria, convidamos você para conhecer a nova presidência. Além da minibio dos reitores, compartilhamos também relatos de cada um sobre a posse e a contextualização dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo de 2025. Venha conferir!


Ana Paula Giraux – Reitora do Colégio Pedro II
Presidente do Conif

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, Ana Paula Giraux é professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e ingressou no Colégio Pedro II em 1986.


Em seu discurso durante a cerimônia de posse, Giraux reforçou o compromisso da presidência do Conif ao longo de 2025 - especialmente com pautas relacionadas à diversidade, inclusão e democracia. 


“A nossa gestão quer contribuir com a construção de um Conselho no qual palavras como inclusão, diversidade, democracia, construção coletiva, respeito e união não fiquem apenas nos planos estratégicos e projetos. Nós vamos lutar para que se potencialize quando colocamos em prática nesses grupos, no Conif, nos fóruns e nas nossas instituições”.


Ana Paula Palheta – reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA)
Vice-presidente de Assuntos Acadêmicos

Ana Paula Palheta é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com formação inicial em Antropologia Social. Possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Atuou como pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no IFPA, de 2015 a 2023, e desenvolve atividades de ensino no PROFEPT.


A reitora do IFPA precisou se ausentar da cerimônia de posse em decorrência de agenda pessoal no estado. Mas ela deixou um recado, por meio de vídeo - transmitido durante a solenidade -, demonstrando a gratidão por ocupar o cargo de vice-presidente de Assuntos Acadêmicos neste mandato de 2025.


“Representar esse pleno, com toda sua magnitude, é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores honrarias que o serviço público está me proporcionando. E essa tarefa não é trivial, não é fácil. Como muitos de vocês já estiveram aqui compondo esse mesmo lugar, dedicando essa competência, esse trabalho para que esse Conselho realize grandes feitos para a Rede Federal e para a Educação Profissional e Tecnológica”.


Elaine Cassiano – reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Vice-presidente de Administração

Elaine Cassiano é doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Ingressou como docente do IFMS em 2012.


Na solenidade, ela destacou o desafio que sua vice-presidência irá enfrentar este ano: garantir um orçamento equilibrado para atender as demandas das instituições da Rede Federal. 


“Gostaria de destacar que muitos de nossos estudantes vêm de famílias em situação de vulnerabilidade. Para eles, portanto, a merenda escolar não é um detalhe, é uma necessidade. Garantir essa alimentação é garantir dignidade e aprendizado sem a fome como obstáculo. A Rede Federal não é um custo, é um investimento no futuro do Brasil. Cada real aplicado nos institutos retorna em inovação, em qualificação profissional e em desenvolvimento regional”, finalizou.


José Arnóbio de Araújo – reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
Vice-presidente de Relações Institucionais

José Arnóbio é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), possui 36 anos de experiência no magistério. Atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na educação básica quanto no ensino superior, incluindo graduação e pós-graduação. Dedica-se ao IFRN há 30 anos.


Em discurso na cerimônia de posse, Arnóbio reforçou a importância de garantir e aplicar, na prática, as políticas públicas dentro das instituições da Rede Federal. 


“Devemos trabalhar para trazer políticas importantes, como as relacionadas à alimentação escolar e ao transporte. E, além disso, temos outro grande desafio, que é garantir que as pessoas com deficiência possam adentrar em nossas instituições, mas também possam concluir seu ciclo formativo para que a política de inclusão não seja só fazer com que o aluno entre na escola, mas que possa entrar e concluir o ciclo. Quando pensamos em políticas públicas que emancipam e empoderam o jovem neste país, a gente tem a capacidade de fazer uma transformação social”. 


Maurício Gariba Júnior – reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Vice-presidente de Gestão de Pessoas
​​

Maurício Gariba é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Inteligência Aplicada e doutor em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSC. Realizou pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED).


Ausente da cerimônia de posse por questões relacionadas à saúde. Gariba assume uma vice-presidência inédita no Conif, que foi incluída no novo regimento do Conselho. 


“Nosso desafio é promover um ambiente onde cada colega nosso se sinta valorizado, motivado e capaz de desenvolver, plenamente, o seu potencial. Em um contexto de constantes mudanças, o nosso papel é garantir que a Rede Federal continue a ser um espaço de inovação, resistência e excelência. Acreditamos que a Educação tem o poder de transformar vidas e comunidades, e a nossa missão é assegurar que todos aqueles que compõem as nossas instituições sejam agentes ativos dessa transformação”, completou o vice-presidente de Gestão de Pessoas do Conif.



Diretoria de Comunicação do Conif
Texto:
Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif


Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba