Em 2025, a atuação internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se fortaleceu com iniciativas que ampliaram a presença da Rede Federal no cenário global e aprofundaram parcerias estratégicas em educação, ciência e tecnologia.
Ao longo do ano, delegações de diferentes países visitaram o Brasil, enquanto conselheiros brasileiros também participaram de missões no exterior, reforçando o intercâmbio institucional e acadêmico. Essas ações reafirmam o compromisso do Conif com a cooperação internacional, a formação docente e a promoção da língua e da cultura brasileira.
Confira aqui algumas iniciativas realizadas neste ano!
Delegação do Timor-Leste
Uma delegação de autoridades de Timor-Leste, liderada pelo ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura, José Honório da Costa Jerónimo, visitou a sede do Conif, em Brasília, no dia 29 de julho. A agenda integrou uma série de compromissos no Brasil voltados ao fortalecimento da cooperação educacional e técnica entre os dois países.
A visita ocorreu menos de um ano após o encerramento de uma parceria bem-sucedida entre o governo timorense e a Rede Federal, que, em 2024, enviou onze docentes para formar 133 professores do ensino secundário/técnico vocacional. Os brasileiros atuaram em áreas como Contabilidade, Comércio, Secretariado, Tecnologia da Informação, Produção Agrária e Construção Civil. A iniciativa foi conduzida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com seleção dos docentes realizada via edital do Conif.
Missão México
Em agosto deste ano, o México recebeu onze conselheiros em uma agenda direcionada ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. Ao longo de cinco dias, a delegação cumpriu com um roteiro intenso – confira aqui a programação completa.
As atividades programadas foram viabilizadas a partir do trabalho articulado entre a Câmara e a Diretoria de Relações Internacionais do Conif, com apoio da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES), da Embaixada do México no Brasil, da Embaixada do Brasil no México e do Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif (Forinter).
PLA em Rede
Atendendo à uma demanda do Conif, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi o responsável pela oferta da edição de 2025 do Programa de Português como Língua Adicional (PLA) em Rede. As aulas, ocorreram entre 14 de outubro e 18 de dezembro, tiveram vagas distribuídas entre três instituições parceiras: ANUIES (México), com 8 vagas; Tecnológico Nacional do México (TECNM), com 14 vagas; e o Colegio Mayor de Antioquia (Colômbia), também com 14 vagas. A oferta ocorreu no âmbito das parcerias firmadas neste ano, e cada instituição ficou encarregada da seleção e da indicação de seus participantes.
O Programa de Português como Língua Adicional é uma iniciativa premiada e de relevância para a internacionalização da Rede Federal. Ao oferecer o ensino virtual do português a parceiros estrangeiros, o programa não só divulga a língua e a cultura do Brasil, mas também cria pontes para futuras cooperações em ensino, pesquisa e extensão. O programa é coordenado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Moacir Evangelista (1); Arquivo Conif (2)
