Presidente do Conif se reúne com o chefe da UNESCO-UNEVOC em Brasília

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, recebeu Friedrich Huebler, chefe do Centro Internacional UNESCO-UNEVOC para a Educação e Formação Técnica e Profissional, nessa quarta-feira (20/3), em Brasília. O encontro marca uma nova fase na relação entre as duas instituições. O Conif é um dos três centros UNESCO-UNEVOC brasileiros e um dos escritórios mais ativos na América Latina.


A reunião, realizada na sede do Conif, teve como uma das principais pautas o fortalecimento do Projeto Centros de Competências para a Inovação (i-Hubs, em inglês), que está em fase de desenvolvimento em seis instituições da Rede Federal, sob a liderança do Instituto Federal Fluminense (IFF). Durante o encontro, Friedrich pontuou que a metodologia i-hubs foi experimentada em 9 países de todos os continentes, destacou os  esforços de colaboração com instituições brasileiras, e o papel da UNEVOC na melhoria da qualidade do ensino e formação técnica e profissional.


“Esperamos que o i-Hubs seja útil para as instituições brasileiras que estão participando do treinamento. Será uma oportunidade de aprendizagem e certamente iremos aprender com as implementações futuras com base na experiência no Brasil”, disse Friedrich durante a reunião. Um dos nossos focos é o compartilhamento de boas práticas e avançar com a qualidade da Educação Profissional e Tecnológica no mundo”, completou.


A expectativa da Unevoc é que a Rede Federal possa difundir a metodologia dentro e fora de suas instituições, incluindo países africanos de Língua Portuguesa. Um dos encaminhamentos do encontro foi a possibilidade de ampliar o treinamento para outras instituições ligadas ao Conif. “Nos colocamos à disposição para fortalecer esse projeto e trabalhar em outras parcerias”, afirmou o presidente do Conif, que disse que o Conselho tem buscado financiamento para dar sequência ao projeto.


A visita de Friedrich Huebler ao escritório do Conif também possibilitou a prospecção de novas possibilidades de iniciativas conjuntas, ampliação da participação do Conselho nos programas de liderança da Unevoc e o fortalecimento da atuação no âmbito do Cluster América Latina. A coordenadora da Câmara de Relações Internacionais, Oneida Cristina Irigon, também participou do encontro e reforçou a importância de uma reunião com instituições latinas parceiras.


A expectativa, segundo ela, é que seja viável realizar um encontro para compartilhar experiências com hubs representantes da América Latina durante a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será realizada em Goiás em 2024. Durante a reunião, Friedrich Huebler deu “sinal verde” para a realização do encontro.


A reunião desta semana foi viabilizada pela Diretoria de Relações Internacionais do Conif, por meio da diretora Ana Carolina Oliveira e pelo coordenador-geral João Paulo Rotelli, junto ao conselheiro da EPT para a África da Unesco, Wilson Lima, que também participou do evento. Os diretores Executivo e de Relações Institucionais e Governamentais, Alexandre Bahia e Fernanda Torres, respectivamente, também participaram da reunião. A reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, e o coordenador do projeto I-hubs no IFF, Leonardo Tavares, acompanharam a reunião remotamente.


Centro Unevoc


O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), dedicado ao desenvolvimento da educação técnica e profissional.


No Brasil, o Conif é um centro Unevoc desde 2016, status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em debates educacionais relevantes em âmbito mundial.


Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, o Unevoc promove encontros regionais para discutir desafios comuns, compartilhar boas práticas e propor iniciativas para fortalecer a educação técnica e profissional.


Diretoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba