Na última quarta-feira (3/12), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou de um encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), em Brasília. O Conif foi representado pelo vice-presidente de Relações Institucionais e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo, e pela diretora de Relações Institucionais e Governamentais, Fernanda Torres.
O evento foi dividido em dois momentos: pela manhã, representantes de instituições e especialistas que atuam na área da educação participaram de oficinas temáticas voltadas à construção do planejamento estratégico da Frente para 2026 – o Conif participou da oficina sobre Educação Profissional e Tecnológica. Em seguida, um almoço comemorativo marcou o encerramento das atividades deste ano.
“A ideia era que incluíssemos alguns elementos para que a Frente pudesse se debruçar sobre o que foi discutido e avaliar a possibilidade de incorporar essas contribuições na formulação de ações para a Educação do país. Esse foi, portanto, o resultado das atividades realizadas ontem: reunir esse conjunto de informações e encaminhá-lo à Frente, para que ela analise o material e considere as sugestões apresentadas”, explica Arnóbio.
“Avalio que esse trabalho foi construído a muitas mãos. Não foi uma iniciativa isolada, mas um esforço coletivo envolvendo vários reitores, a Diretoria Executiva do Conif e uma articulação ampla com parlamentares de diversos estados do Brasil. Não apenas de um único estado”, conclui.
Estiveram presentes no evento Hugo Motta, presidente da Câmara Federal; Rafael Brito, deputado federal e presidente da FPME; Tabata Amaral, vice-presidente da FPME; a senadora Dorinha Seabra; e os deputados federais Átila Lira, Dorinaldo Malafaia, Franciane Bayer, Luciene Cavalcante, Luís Fernando Vampiro, Pedro Campos, Sidney Leite, Ismael dos Santos e Tarcísio Motta. Especialistas e instituições parceiras da FPME também participaram do encontro.
Outras ações no Parlamento
Aproveitando a ida a Brasília, para a realização da 150ª Reunião Ordinária do Conif, conselheiros e conselheiras participaram de uma série de agendas no Congresso Nacional, com o objetivo de fortalecer a continuidade das ações voltadas à alimentação escolar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).
Na manhã do dia 2 de dezembro, os reitores Carlos Guedes (Ifal), Veruska Machado (IFB), Mary Roberta Marinho (IFPB), José Carlos de Sá (IFPE) e José Arnóbio (IFRN) se reuniram com os deputados federais Gervásio Maia e Rodrigo Rollemberg e com entidades estudantis – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional do Estudantes (UNE) e Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET).
A pauta central foi a criação de uma ação orçamentária específica para a alimentação escolar dos Institutos Federais, Colégio Pedro II e Cefets, a ser estruturada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e pelos parlamentares que a compõem.
A iniciativa busca garantir previsibilidade financeira, ampliar a segurança alimentar e assegurar que os recursos destinados à alimentação escolar não concorram com outras despesas essenciais das instituições.
Os dirigentes também acompanharam as discussões sobre a votação final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que já inclui a previsão dessa ação específica para a alimentação das instituições da Rede Federal de EPCT.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Arquivo Conif
